Justiça

Ministério Público instaura inquérito para investigar ex-vereador e Câmara de Porto Calvo

Investigação é por conta que carro locado pelo Poder Legislativo estava fazendo viagem particular

Por 7Segundos 05/05/2021 14h02 - Atualizado em 05/05/2021 14h02
Ministério Público instaura inquérito para investigar ex-vereador e Câmara de Porto Calvo
PRF flagrou o veículo locado pela Câmara de Porto Calvo fazendo viagem particular - Foto: Assessoria

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) publicou na edição desta quarta-feira (5) do Diário Oficial do órgão, que instaurou um inquérito civil para investigar o ex-vereador Josival Vicente de Melo “Sombreiro”, a Câmara de Porto Calvo e o senhor Ivo Sebastião dos Santos Filho. A investigação é por conta que um carro locado pelo Poder Legislativo foi flagrado fazendo viagem particular.

A 2ª Promotoria de Justiça de Porto Calvo, por meio do promotor Carlos Davi Lopes Correia Lima, decidiu instaurar o inquérito civil com o objetivo de instaurar a utilização para fins pessoais de veículo locado à Câmara de Vereadores. O automóvel deveria ser usado exclusivamente para atividades vinculadas ao exercício do mandato.

No dia 26 de agosto de 2020, em São Miguel dos Campos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou a situação irregular no Km 139 da rodovia BR 101. Segundo os agentes, o homem estava fazendo uma viagem particular no carro Chevrolet Onix, que era locado à Câmara de Porto Calvo.

À época, de acordo com depoimento do motorista aos policiais, o então vereador havia emprestado o automóvel para que ele pudesse levar uma caixa de marcha para o município de João Pinheiro/MG. Apesar disso, a peça que foi entregue em uma oficina mecânica era de propriedade particular, sem nenhuma vinculação com o serviço público.

Segundo a publicação feita no Diário Oficial, a instauração do inquérito civil objetiva também coletar informações sobre a prática do ato improbo que provocou enriquecimento ilícito. Uma reunião de oitiva com o senhor Ivo Sebastião dos Santos Filho será agendada.