Meio ambiente

Manguaba: equipe técnica do IMA desce rio para fazer avaliação do turismo sustentável em Porto Calvo

Visita com técnicos da prefeitura ocorreu na quarta-feira

Por 7Segundos, com Assessoria 07/05/2021 11h11
Manguaba: equipe técnica do IMA desce rio para fazer avaliação do turismo sustentável em Porto Calvo
Visita com técnicos da prefeitura ocorreu na quarta-feira - Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia esteve com a equipe do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), na última quarta-feira (5), para uma visita técnica e avaliação diagnóstica das áreas urbanas de Porto Calvo, como também de todo o rio Manguaba, visando o desenvolvimento ambiental e turístico de forma sustentável no município.

Entre as cidades de Porto Calvo, Japaratinga e Porto de Pedras são 42 km de águas navegáveis. A bacia do rio Manguaba drena parte dos municípios vizinhos, além de percorrer centros das zonas urbanas e rurais, sendo o mais importante rio da Região Norte de Alagoas.

A prefeita de Porto Calvo, Eronita Sposito ficou encantada com o trajeto. “Descer o rio é muito gostoso. Uma paisagem sem igual, sem contar com os portos que vamos encontrando ao longo do caminho. É uma riqueza sem tamanho que precisamos explorar para trazer turistas ao nosso município. Mas tudo de forma limpa e sustentável”, comentou a gestora.

Para a secretária de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia, Cleópatra Soares, a visita do IMA para o município é de extrema importância desenvolvimento sustentável. “A partir do diagnóstico solicitado aos técnicos do órgão, viabilizarão direcionamentos e ferramentas para a abertura de projetos futuros que levará Porto Calvo a um patamar de sustentabilidade ambiental e turístico, beneficiando assim o meio ambiente com geração de emprego e renda”, ressaltou Cleópatra.

Além de percorrer o rio, os técnicos do IMA também visitam o anel viário e algumas obras que não tem licenciamento do órgão para continuar. Também foram em busca de um local para implementação do projeto “Bosque da Memória”, onde serão plantadas mudas em homenagem às vítimas da covid-19.

A visita dos técnicos do IMA junto as secretarias de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia; Cultura e Turismo e Eventos do município de Porto Calvo visa trazer renda para a cidade de forma sustentável.