Mortes por Covid de pessoas abaixo de 49 anos crescem sem vacinação
Ritmo de vacinação no Brasil cai pela metade nas últimas 2 semanas
Fora dos grupos prioritários para vacinação, adultos entre 40 e 49 anos representam a faixa etária com maior aumento percentual de mortes em relação à média desde o início da pandemia de coronavírus.
Segundo reportagem do portal UOL, o crescimento foi de 57% no número de óbitos em abril, na comparação com a média mensal registrada entre março de 2020 a março de 2021. Os dados são do Portal da Transparência do Registro Civil, que atualiza em tempo real nascimentos, casamentos e óbitos registrados pelos Cartórios de Registro Civil do País.
O portal é administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). Os dados indicam que os óbitos de pessoas mais jovens e que ainda não receberam imunização foram as únicas faixas etárias que registraram crescimento absoluto e percentual superior a 50% no número de mortes no mês de abril em relação à média no período da pandemia.
Os números absolutos de falecimentos da faixa etária de 40 a 49 anos também cresceram em abril, passando de 7047 em março para 7611 no último mês, mesmo com a diminuição no total de mortes causadas pela doença em relação a março de 2021.
Todos os estados registraram aumento de óbitos na faixa entre 40 e 49 anos na comparação com a média desta idade desde o início da pandemia e 15 deles ficaram acima da média nacional.
O que mais registrou aumento foi o Rio Grande do Norte, com 154%. Depois vem Santa Catarina, aumento de 118%, Sergipe, crescimento de 101%, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, aumento de 94%. São Paulo e Rio de Janeiro, com 66%, e Distrito Federal, com 58%, também estiveram acima da média nacional.
Na sequência, a faixa etária que vai dos 30 aos 39 anos viu o aumento do número de óbitos crescer 56% em relação à média para esta faixa etária desde o início da pandemia. O crescimento também se deu nos números absolutos em relação a março, passando de 3.353 para 3.620.
Outra faixa etária que registrou crescimento, segundo o portal UOL, foi a de pessoas entre 50 e 59 anos, com óbitos aumentando 54% em relação à média desde o começo da pandemia, e passando de 12.070 em março para 13.409 em abril.
Ainda em crescimento, mas em patamares inferiores, a população entre 60 e 69 anos registrou aumento de 22% em relação à média desta idade no período, e um aumento de falecimentos menor em relação às demais idades, passando de 18.755 em março para 19.876 em abril.
Nas demais faixas etárias, já vacinadas, o número de óbitos caiu em relação à média desde o início da pandemia, reduzindo 8% na faixa entre 70 e 79 anos, 52% entre 80 e 89 anos, e 65% na população entre 90 e 99 anos.
Covid-19: Ritmo de vacinação no Brasil cai pela metade nas últimas 2 semanas
Em 29 de abril, o Brasil conseguiu aplicar 995 mil doses da vacina contra a covid-19. Duas semanas depois, em 12 de maio, última quarta-feira, o país administrou metade do contingente: 429 mil doses. Os dados são do site Our World in Data, ligado à Universidade de Oxford.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
