Educação

Prefeito de Maragogi sugere criação de Comitê para fortalecer busca ativa da educação

Sérgio Lira participou do Seminário Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas

Por 7Segundos, com Assessoria 24/05/2021 08h08
Prefeito de Maragogi sugere criação de Comitê para fortalecer busca ativa da educação
Sérgio Lira participou do Seminário Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas - Foto: Assessoria

O prefeito de Maragogi e vice-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Fernando Sérgio Lira Neto (Progressistas – PP), participou na tarde da úlitma sexta-feira (21) do Seminário Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (Undime-AL), na mesa redonda “A Articulação Intersetorial no Fortalecimento da Busca Ativa Escolar em Alagoas”.

Fernando Sérgio Lira se comprometeu a levar o assunto na próxima reunião online dos prefeitos para pedir uma atenção ainda maior dos gestores alagoanos sobre o assunto e sugeriu a criação de um Comitê para fortalecer a busca ativa em Alagoas. “A educação sofreu muito com a pandemia, esse foi uma das questões da evasão”, destacou o gestor ao explicar o trabalho que foi feito em Maragogi. “Para receber benefício tem que ter matrícula de 2021, senão não participa de nenhum programa municipal”, deu o exemplo.

O presidente da Undime-AL, Rubens Araújo, destacou o município de Maragogi como referência no assunto e pediu o apoio dos todos os prefeitos. “As razões das crianças que estão fora da escola não estão reduzidas as questões apenas pedagógicas, a metodologia da busca ativa propõe respostas multisetoriais, qualificando os gestores para identificação das causas da evasão e elaboração de propostas eficazes”, afirmou Rubens.

A deputada estadual Jó Pereira, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Alagoas, também participou do seminário online, e lembrou que na capital também tem o contexto do Pinheiro que também vai influenciar na educação. “A busca ativa é pra mim uma das mais eficientes, importantes e eficazes estratégias de combate a evasão escolar, uma vez que ela permite acompanhar, registrar, controlar, os jovens que estão fora da escola, ou aqueles que tem um risco de evasão”, afirmou Jó.

O seminário também contou com representantes da Secretaria Estadual de Educação, Ministério Público, Conselho Estadual de Educação e Unicef.