Educação

Retorno das aulas em Maragogi vira modelo para municípios

Secretaria de Educação informou que nenhum aluno testou positivo para o novo coronavírus

Por Maurício Silva 07/06/2021 15h03
Retorno das aulas em Maragogi vira modelo para municípios
Retorno das aulas em Maragogi vira modelo para municípios - Foto: Isac Silva / 7Segundos

O retorno hibrido das aulas na cidade de Maragogi se tornou modelo de sucesso em Alagoas para outros municípios. O secretário municipal de Educação, José Artur Cavalcante Bezerra, informou nesta segunda-feira (7), que desde o retorno presencial no dia 19 de abril desse ano, nenhum aluno testou positivo para o novo coronavírus.

Artur Cavalcante ressaltou que esse ano é atípico devido a pandemia, mas que os protocolos adotas pela Prefeitura de Maragogi estão sendo essenciais para esse novo normal. Os protocolos adotados para o retorno foram orientados pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O secretário disse que as medidas de Maragogi estão servindo de base para muitos municípios.

O titular da pasta da Educação comentou em relação aos casos de covid-19 desde o retorno. “Estamos também testando alunos. Fazendo acompanhamento e até o presente momento, com relação aos alunos, nós só tivemos uma suspeita e automaticamente isolamos o aluno, testamos, mas graças a Deus, deu negativo. Tivemos testagem dos professores e detectamos dois profissionais: um coordenador e um professor e foram automaticamente afastados por um período de quarentena e voltaram depois. E hoje nós temos todos os profissionais da Educação de Maragogi vacinados”, informou.


As aulas na cidade do Litoral Norte de Alagoas estão funcionando de forma hibrida com 50% do tempo normal. No dia 19 de abril os primeiros estudantes que retornaram foram dos 5º e 9º anos. Logo depois foi a vez dos alunos do 4º e 8º anos. Mais recentemente voltaram crianças e adolescentes dos 7º e 3º anos. O retorno hibrido presencial já aconteceu nas seguintes localidades: região central de Maragogi, São Bento, Peroba, Ponta de Mangue, Costa Dourada e Samba.


O secretário Artur Cavalcante frisou que as escolas do município são sanitizadas com regularidade e que todos os protocolos sanitários estão sendo seguidos. “Os alunos não tem intervalo para não aglomerar: por isso nós reduzimos o horário. O aluno fica na sala de aula por duas horas. Lanche individualizado para que não haja manuseio. Redução de 50% do tempo na escola”, comunicou.

O retorno do aluno para a sala de aula é opcional e fica a critério do pais a decisão se o estudante vai para a escola ou não. Para os alunos que não estão indo para as instituições de ensino, a Secretaria Municipal de Educação disponibiliza as atividades por meio de apostilas.