Economia

Taxistas de Maragogi enfrentam dificuldades na pandemia

Restrições e crise econômica afetaram diretamente os profissionais

Por Maurício Silva 08/06/2021 15h03 - Atualizado em 08/06/2021 16h04
Taxistas de Maragogi enfrentam dificuldades na pandemia
Taxistas de Maragogi enfrentam dificuldades na pandemia - Foto: Isac Silva / 7Segundos

A crise econômica resultado da pandemia do novo coronavírus afetou em cheio os taxistas do município de Maragogi. Os profissionais de linha intermunicipal estão enfrentando muitas dificuldades nesse período e sonham com dias melhores. A dificuldade é tamanha que até às 11h15 desta terça-feira (8) nenhum táxi da vez saiu com destino a Maceió. Mas a triste realidade não afeta apenas os motoristas da cidade do Litoral Norte, mas de todo o Estado.


Quando chegou a crise sanitária, começaram as restrições impostas pelo Governo do Estado e os profissionais passaram um longo período sem as viagens. Após a flexibilização, a capacidade teve que diminuir para 50% e inevitavelmente a Associação dos Taxistas de Maragogi (Astam) teve aumentar o valor da passagem para a capital alagoana de R$ 40,00 para R$ 50,00 (parte baixa de Maceió, praias, Centro e Trapiche).

O vice-presidente da Astam, José Leandro dos Santos, de 32 anos de idade, relatou que a situação atual é difícil. “Realmente a situação é muito complicada. A gente tem passado esse momento difícil na pandemia. Apesar da liberação das viagens, mas com a carga reduzida tem sido muito difícil pra gente. Com esse fechamento do comércio em Maceió fica muito difícil também. Na segunda-feira era um dia puxado, proveitoso, mas tudo fechado na segunda. Finais de semana a gente trazia o pessoal para as pousadas, hotéis e os passeios, mas não tem porque está fechado. Uma coisa colabora com a outra e no final quem sai prejudicado é a gente”, lamentou.

O taxista Edvaldo Oliveira, 40 anos, trabalha há 12 anos na área e disse que nunca passou por um momento difícil como esse de pandemia. “Realmente nós estamos vivendo um momento muito difícil e nós nunca tínhamos vivido uma época dessa... A pandemia veio e veio para quebrar todo mundo mesmo. Está muito difícil para a gente trabalhar”, comentou.

A Associação dos Taxistas de Maragogi conta com 35 associados e todos concordam que a situação é complicada. Os profissionais adotam todos os protocolos sanitários, mas mesmo assim, os taxistas relatam que vários colegas passam vários dias sem viajar por conta da falta de passageiros. Mas a esperança de dias melhores prevalece no meio deles. Para fazer viagens, basta ligar para o número: (82) 3296-2529.