Geral

Idoso vai de maca ao banco para fazer 'prova de vida' do INSS

A prova de vida obrigatória do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que voltou a ser exigida desde o início deste mês

Por Uol Notícias 09/06/2021 21h09 - Atualizado em 10/06/2021 09h09
Idoso vai de maca ao banco para fazer 'prova de vida' do INSS
Idoso de 80 anos foi fazer "prova de vida" em cima de maca, no interior do Piauí - Foto: Reprodução/Web

Um aposentado de 80 anos foi de maca a uma agência do Banco do Brasil na cidade de Piripiri, no interior do Piauí, para fazer a prova de vida obrigatória do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que voltou a ser exigida desde o início deste mês.

O caso aconteceu na última sexta-feira (4) e gerou revolta dos familiares. "Uma imagem revoltante, né? Pois é! Alô Banco do Brasil, é assim mesmo o procedimento para fazer uma prova de vida de um idoso acamado durante uma pandemia?", questionou uma parente ao compartilhar a imagem do idoso em frente ao banco.

"Não teria um funcionário capacitado para ir na casa do idoso neste caso específico? É revoltante! É humilhante! O tanto que a tecnologia está avançada não teria outro método para fazer [a prova de vida]? É um absurdo", desabafou a familiar.

A família foi procurada pelo UOL, mas preferiu não comentar o caso novamente, afirmando que vai resolver a questão junto ao banco.

O que diz o banco

O UOL entrou em contato com o Banco do Brasil para mais informações a respeito do procedimento e o que teria levado o senhor a comparecer de maca na agência de Piripiri, no Piauí.

Através de nota, o Banco do Brasil informou "que não prestou qualquer tipo de orientação para que a prova de vida, no caso do senhor de 80 anos de Piripiri, fosse realizada em alguma de suas agências."

O banco ainda afirma que "o beneficiário foi levado à agência do BB sem contato prévio e orientação sobre como realizar a prova de vida para pessoas acamadas/hospitalizadas."

A instituição ressaltou que a prova de vida foi realizada logo após os funcionários perceberem que o homem estava à frente da agência.

Orientações

Em nota, o Banco do Brasil deu orientações e procedimentos que podem ser feitos para a realização da prova de vida, incluindo atendimento domiciliar.

Para esta opção, o solicitante deve fazer agendamento por meio do site do INSS. Eles lembram que os beneficiários com impossibilidade de locomoção, acamados/hospitalizados devem ser orientados a constituir um procurador junto ao INSS.

Esta procuração pode ser cadastrada no portal "MEU INSS" no campo Agendamentos/Requerimentos > Novo Requerimento > e no campo pesquisar digitar "Cadastrar ou Renovar Procuração". As orientações para esse cadastro também estão no site do INSS.

Os beneficiários do INSS e correntistas do Banco do Brasil também podem fazer a prova de vida através do aplicativo do banco (BB), sem precisar comparecer em uma agência.

Para isso basta que o cliente tenha o aplicativo instalado no celular, acesse a conta e entre em Menu > serviços > prova de vida INSS, tire foto de documento de identificação frente e verso e em seguida faça um autorretrato (selfie).

Aqueles que ainda assim quiserem ir em uma agência, poderão fazer a prova de vida pelo Terminal de Autoatendimento (TAA) do banco com biometria e na rede de agências espalhadas pelo Brasil.