Religião

Festa de Santo Antônio está sendo experiência única, diz padre de Maragogi

Festividade do padroeiro vai até 13 de junho

Por Maurício Silva 11/06/2021 10h10 - Atualizado em 11/06/2021 10h10
Festa de Santo Antônio está sendo experiência única, diz padre de Maragogi
Fiéis celebram festa de Santo Antônio de Pádua, em Maragogi - Foto: Isac Silva / 7Segundos

O padre Antônio Alves Júnior concedeu entrevista ao 7Segundos, na noite desta quinta-feira (10), e disse que a festa de Santo Antônio de Pádua de 2021 está sendo uma experiência única devido a crise sanitária e por não ser na Igreja Matriz. A festa do padroeiro de Maragogi começou no dia 31 de maio e segue até o domingo (13).

O pároco comentou que os fiéis estão se comportando da maneira esperada devido a pandemia do novo coronavírus. Antônio Alves Júnior ressaltou que todos os presentes estão usando máscaras, usando álcool em gel, procurando manter o distanciamento e que a aferição da temperatura está sendo feita em todos que chegam ao templo religioso.

O líder da Igreja Católica em Maragogi comentou como está sendo a experiência da festa esse ano. “Em cada noite a festa de Santo Antônio vem acontecendo, de fato, de forma diferente. Nós estamos numa experiência única porque é a primeira vez que a festa está acontecendo fora da Igreja Matriz. Ela está acontecendo aqui no Centro Pastoral Zilda Arns, inclusive foi um templo propicio, porque mesmo nesse período da pandemia, nós estamos reformando a Igreja Matriz. Então aconteceu no momento certo: a reforma da matriz está acontecendo enquanto isso nosso povo está se encontrando aqui no Centro Pastoral Zilda Arns”, disse.

O padre lembrou que esse é um momento de intercessão. “Nós estamos celebrando a festa intercedendo pela humanidade. Estamos num ato de solidariedade pela reforma da nossa matriz de Santo Antônio de Pádua. Estamos também com responsabilidades porque dentro desse período da pandemia estamos nos reunindo aqui no Centro Pastoral, mas com todo cuidado, tentando ao máximo evitar aglomerações e por último a caridade. Então está sendo uma experiência única. Experiência de renovação, de fé e de confiança em nosso Senhor em dias melhores”, ressaltou.

Antônio Alves Júnior frisou que a festa do padroeiro Santo Antônio de Pádua representa para os fiéis. “É um momento forte! É um momento de retiro espiritual porque cada noite da trezena de Santo Antônio estamos refletindo sobre o evangelho do dia. É uma oportunidade para os fieis batizados que frequentam a nossa paroquia, renovar a fé, renovar a esperança, principalmente nesse tempo da pandemia. Já vai completar daqui há pouco dois anos e nós estamos vivendo esse momento com fé, com oração, com muita esperança. A esperança não decepciona: essa é a nossa alegria”, concluiu.

Com apuração de Isac Silva*