Política

Bolsonaro diz que programa Bolsa Família deve pagar 50% mais

Presidente afirmou que aumentos nos alimentos e políticas de restrições prejudicaram brasileiros que precisam de ajuda

Por R7 17/06/2021 15h03
Bolsonaro diz que programa Bolsa Família deve pagar 50% mais
Presidente Jair Bolsonaro - Foto: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (17), a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, que pretende aumentar até dezembro em 50% o valor dado no programa Bolsa Família.

Ele confirmou que o valor do benefício deve ir a R$ 300.

Bolsonaro aproveitou o assunto para elogiar os profissionais da agricultura e da pecuária. "Se o pessoal do campo tivesse ficado em casa, não teria inflação, teria desabastecimento".

A explicação para o reajuste do Bolsa Família, segundo ele, é que a situação dos beneficiados ficou pior com a "inflação nos alimentos" e a política defendida por governadores do "fique em casa".

"Eu não fechei nenhum botequim", disse.

Bolsonaro citou ainda que, por causa de lockdowns e medidas de restrição impostos por governadores e prefeitos, "o prejuízo à educação vai ser enorme, porque a molecada está há um ano e meio fora da escola".

Segundo o presidente, o governo trabalha para ser aprovado no país o homeschooling (ensino em casa), mas o lobby das escolas particulares é grande contra a medida.

Não há caixa-preta no BNDES

Na conversa com seus apoiadores, que durou cerca de 25 minutos, Bolsonaro comentou ainda que, ao contrário do que acreditava, não há uma caixa-preta no BNDES, afirmação que ele mesmo fez várias vezes para criticar obras dos governos do PT em outros países.

A tal abertura da caixa-preta do BNDES era uma de suas promessas de campanha em 2018.

De acordo com Bolsonaro, os recursos enviados pelo BNDES atendiam a alterações de MPs (Medidas Provisórias) legítimas.

"Não foi caixa-preta, na verdade, está tudo aberto no site do BNDES. Eu também achava isso", adimtiu, aproveitando para cutucar o partido rival, dizendo que está inaugurando obras deixadas para trás pelo PT no Brasil.

"O PT nao deixou obra inconclusa fora do Brasil, foram quase meio trilhão de reais que saíram do BNDES, que vocês estão pagando. Vocês estão pagando a conta dos caras lá de trás."