Alagoas

Ministro do Turismo visita Litoral Norte e tem encontro com prefeitos da região

Participaram do encontro com o ministro do Turismo, Gilson Machado, prefeitos da região Norte de Alagoas e o prefeito JHC de Maceió

Por 7Segundos 24/06/2021 16h04 - Atualizado em 24/06/2021 18h06
Ministro do Turismo visita Litoral Norte e tem encontro com prefeitos da região
Ministro do Turismo, Gilson Machado, reunido com prefeitos do Litoral Norte de AL - Foto: Maurício Silva - 7Segundos

O ministro do turismo, Gilson Machado, Esteve reunido nesta quinta-feita (24) com prefeitos da Região do Litoral Norte de Alagoas na cidade de Porto de Pedras. Também participaram do encontro o prefeito de Maceió, JHC, o secretário de Estado de Turismo, Marcius Beltrão, empresários do segmento turístico e vereadores da região.

Ministro Gilson Machado fala aos prefeitos do Litoral Norte. Foto: Maurício Silva - 7Segundos 

Apoio

A reunião serviu para que o ministro anunciasse o apoio do governo federal a algumas obras que irão fortalecer a infraestrutura da região, dando maior sustentação ao turismo, como a construção do aeroporto de Maragogi por parte do governo estadual, além da construção do centro de convenções e do terminal rodoviário de Maragogi.

Investimentos

O ministro Gilson Machado também falou sobre a liberação de recursos para melhorias e requalificação da Praia do Patacho em Porto de Pedras. Sobre o aeroporto de Maragogi, o ministro anunciou a retomada das obras que precisou ser paralisada para que o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) pudesse analisar alguns vestígios arquelógicos encontrados no local das escavações.

"Nossa ideologia é o turismo e no que precisar para Alagoas, nada vai faltar por parte do governo federal. Nós vamos ajudar no que for possível para que o Aeroporto de Maragogi saia logo e também para que possamos desenvolver outras regiões ", destacou o ministro que também enfatizou a necessidade da importância à preservação do meio ambiente para que a "Rota dos Milagres", como é chamado o trecho turístico mais ao norte do litoral alagoano, seja preservada.

"Precisa haver uma interação entre meio ambiente e turismo para possamos construir uma solução sustentável para esta região para que nunca falte uma fauna no mar para o turista ver. Também dá para construir pousadas e hotéis sem causar impacto visual e danos ao meio ambiente e isso os prefeitos têm de fiscalizar para temos o uso ordenado do espaço urbano", disse o ministro Gilson Machado

Ministro Gilson Machado com os prefeitos de Maragogi, Sérgio Lira, e Porto de Pedras, Henrique Vilela. Foto: Maurício Silva - 7Segundos  

Porto de Pedras

O prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela, destacou a necessidade de se estreitar a parceria entre os municípios da região porque todas as cidades possuem belezas naturais incríveis e também os mesmos problemas. "A indústria daqui é o turismo, então vamos aproveitar a oportunidade de termos um ministro que ama nossa terra e nossa região para buscarmos esse apoio e para transformar essa rota aqui e dotá-la de infraestrutura para trazer o turista pra cá e fazer com que essa região aqui se desenvolva como outras regiões do nordeste", disse o prefeito Henrique Vilela.

Já o prefeito de Maragogi, Sérgio Lira, que também é vice-presidente da AMA, defendeu que as cidades da região se desenvolvam em conjunto e não de maneira isolada, formando uma unidade territorial, desde Passo de Camaragibe até Maragogi. "É nesse sentido que estamos trabalhando eu e os demais prefeitos, de modo a criar um calendário de eventos único. Temos que montar uma agenda conjunta para construir projetos para a região como um todo", disse Sérgio Lira. 

O secretário de Estado de Turismo, Marcius Beltrão, falou sobre os investimentos do governo do estado em melhorias para a infraestrutura da região como obras de em rodovias estaduais para proporcionar uma maior integração da região, favorecendo principalmente o turismo de “praia” que é uma aptidão do estado de Alagoas. "O governador Renan Filho está recuperando a AL-101 Norte, vai construir o aeroporto de Maragogi e também a rodovia que vai ligar Barra de Santo Antonio à Barra de Camaragibe, permitindo uma aproximação maior das cidades à beira mar", 

Maragogi

No período da tarde o ministro do Turismo, Gilson Machado, esteve na cidade de Maragogi, considerado um dos principais destinos turísticos do Brasil. Na pauta, o ministro fez visita a várias obras e conversou com empresários do setor turístico onde ouviu as demandas do setor já pensando numa provável retomada das atividades com mais força a partir do segundo semestre deste ano com o avanço dos índices de vacinação contra a Covid-19.