Japaratinga prepara retorno das aulas com rigoroso protocolo sanitário
Estudo hibrido inicia na próxima segunda-feira na cidade litorânea
A Secretaria de Educação de Japaratinga prepara o retorno presencial das aulas no município do Litoral Norte de Alagoas com um rigoroso protocolo sanitário de prevenção a covid-19. O estudo hibrido começa a partir da próxima segunda-feira (19) com 50% de capacidade de presença de alunos. Toda a Rede Municipal de Ensino estará de volta após mais de um ano com estudos presenciais suspensos por conta da pandemia do novo coronavírus.
A secretária de Educação, Maria José Pereira dos Santos “Professora Zeza”, informou que as turmas serão divididas em 50% da capacidade para o modelo hibrido. Ela disse que a cada semana metade dos alunos vai para a escola e a outra metade participa de forma remota, em casa. Os profissionais da pasta já receberam ao menos uma dose da vacina contra a covid-19.
Zeza também confirmou a redução no tempo de aula. “As turmas serão reduzidas em 50% e o horário também foi diminuído: serão 40 minutos, totalizando 3 horas e 20 minutos, sendo 3 horas de aula e 20 minutos de intervalo. A merenda já discutida com a nutricionista, com diretores, com o pessoal da saúde, que fizemos os nossos protocolos e a merenda será em sala”, informou.

A secretária comunicou que houve um estudo para que o rigoroso protocolo sanitário fosse adotado. “Nós nos baseamos com o estudo sanitário do Estado. Temos a base do Estado e fizemos o nosso. Fizemos um estudo para saber quantos funcionários era preciso colocar nas escolas, pontos estratégicos, também como trazer as crianças de casa com segurança. Tudo isso foi pensado seguindo o protocolo do Estado e adequando a nossa realidade”, contou.
O protocolo sanitário de Japaratinga foi feito desde o início do ano e a secretária contou que a segurança para o retorno foi dada com a vacinação e a compra dos materiais. “Nós fizemos em fevereiro o protocolo de segurança para o retorno das aulas junto com a Secretaria de Saúde. Nossas escolas estão com todo o material: totem, álcool em gel, tapete sanitizante, dispensa de álcool em gel, material de insumos, sabão, álcool 70, termômetro infravermelho, e outros. Montamos o kit do aluno que é composto com o fardamento, uma garrafinha, duas máscaras. Para o funcionário o kit é composto por duas máscaras, a garrafa e um face shield (máscara face) para que a gente possa voltar com o segurança”, disse.

Maria José Pereira dos Santos disse que o retorno foi pensando com muito carinho. “Foi contratado para os ônibus o inspetor de ônibus. Cada ônibus terá dois inspetores para que antes de subir nos ônibus, vai ser aferida a temperatura, colocar álcool em gel e que tenha o distanciamento. A gente fez tudo isso com carinho, pensando porque nós precisamos ter segurança para o retorno, tanto para nós funcionários como para os alunos e as famílias que recebem os alunos em casa”, frisou.
A secretária de Educação comunicou ainda que os profissionais da pasta passaram por capacitações para a adequação do protocolo sanitário para o retorno seguro de todos. Ela destacou o empenho do prefeito José Severino da Silva “Déo” (PTB) para que a volta fosse garantida com segurança.

Com apuração de Isac Silva*
Veja também
Últimas notícias
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Cão farejador localiza tabletes de maconha escondidos em terreno baldio em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
