Cultura

Dona Carmelita faz delicioso bolinho de goma há 30 anos em Maragogi

Aposentada é um dos símbolos da tradicional delícia de São Bento

Por Maurício Silva 13/08/2021 15h03
Dona Carmelita faz delicioso bolinho de goma há 30 anos em Maragogi
Dona Carmelita é muito procurada pelos deliciosos sequilhos - Foto: Isac Silva/7Segundos

Personagem muito popular no povoado São Bento: Carmelita Santos Alves, de 65 anos de idade, a popular “Dona Carmelita”, faz o delicioso bolinho de goma “sequilho” há cerca de 30 anos na cidade de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas. A aposentada é um dos símbolos da tradicional delícia que marca o município litorâneo.

O sequilho é uma delícia popular de Maragogi. Foto: Isac Silva


Ela começou a fazer os sequilhos há mais de três décadas na fábrica da Tia Leni com as primas e desde então nunca mais parou de fazer as tradicionais delícias. Dona Carmelita dividia o tempo com o serviço público trabalhando de auxiliar de serviços gerais na Prefeitura de Maragogi, mas com a aposentadoria, o tempo ficou livre para preparar as requisitadas encomendas.

Delícias são fabricadas em São Bento. Foto: Isac Silva


Dona Carmelita disse que é uma das pioneiras em São Bento. “Fui a primeira a colocar barraca na pista pra vender por um bom tempo. Mas depois eu quis ficar só na fabricação e conto com ajuda pra fazer os bolinhos”, disse a empreendedora.

Delícias são vendidas às margens da rodovia AL 101 Norte. Foto: Isac Silva


A aposentada ressalta que fazer bolinho de goma é uma delícia, mas é também uma arte. “Faço vários tipos de bolinhos: de bolinha, aspiral, recheado, ‘sua mãe’. É tudo delicioso. Financeiramente dava para viver só da fabricação de sequilhos”, revelou.

Dona Carmelita sente-se uma pessoa realizada. Foto: Isac Silva


Carmelita Santos Alves sente-se uma pessoa realizada. “Sou uma pessoa muito feliz! Graças a Deus. Esse trabalho significa muito pra mim. Sinto orgulho quando alguém aprende. A minha experiência de vida é muito boa. Graças a Deus o Senhor me deu muito conhecimento. O povo chega de todos os cantos me procurando e sinto muito orgulho disso”, finalizou.

Bolinho de goma é muito popular em Maragogi. Foto: Isac Silva

Com apuração de Isac Silva*