Artes

Jovens de Maragogi participam de curso de cinema

Aula inaugural ocorreu na manhã desta quinta-feira

Por Maurício Silva 09/09/2021 15h03
Jovens de Maragogi participam de curso de cinema
Aula inaugural ocorreu na auditório da Coopeagro - Foto: Isac Silva/7Segundos

80 Jovens de Maragogi estão entrando no mundo da sétima arte com o curso de cinema livre. A aula inaugural para a juventude ocorreu na manhã desta quinta-feira (8), no auditório da Coopeagro, às margens da rodovia AL 101 Norte. A empolgação é grande na cidade litorânea.

O curso de cinema livre no município turístico é uma realização da Prefeitura de Maragogi, por meio da Coordenadoria da Juventude, em parceria com as secretarias municipais de Educação e Cultura. A cidade do Litoral Norte de Alagoas será o cenário de um filme produzido com a participação dos jovens e também será palco de curta metragem com a atriz global Mônica Carvalho.

80 Jovens estão participando do curso. Foto: Isac Silva


O coordenador da Juventude de Maragogi, Davi Cavalcante, explicou como será o curso. “O curso de cinema terá várias aulas: aula de fotografia, cinegrafia, direção, roteiro, tudo que envolve o mundo cinematográfico. Então serão 80 jovens participando desse curso de cinema e teremos turmas em Barra Grande, São Bento e Maragogi. Descentralizamos o curso de cinema para atender também os jovens do povoado”, informou ele dizendo que serão 64 horas/aulas.

O coordenador do curso, Ulisses Arthur, disse que os alunos passarão por todas as fases da produção de um filme. “O curso livre de cinema é um curso introdutório onde os alunos vão ter experiência de passar por todas as fases de realização de um filme, misturando teoria com pratica. Eles vão ver as aulas, os conteúdos e vão poder aplicar em exercícios e também no filme final. Vai ter uma gravação final que vai ser resultado do projeto. Vai ser um filme onde os alunos vão formar a equipe desse filme”, contou.

Autoridades participaram da abertura. Foto: Isac Silva


“Eu gosto muito do trabalho com juventude e acho que a juventude de fato tem uma coisa que é de transformar, de ver diferente, de botar as coisas de cabeça pra baixo, para que as coisas possam avançar. Então eu fico muito feliz de está promovendo um trabalho coletivo com juventude aqui em Maragogi. Com certeza vai trazer ótimos resultados e vai revelar muita coisa que está escondida, por isso gosto muito do cinema, por essa capacidade de revelar coisas que estão meio ocultas na nossa sociedade e a gente traz para a superfície”, frisou Ulisses Arthur.

O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto (Progressistas – PP), fez questão de participar da aula inaugural para incentivar os jovens e está muito empolgado. “A gente quer que Maragogi vire um polo de cinema e também quer envolver a educação, todos são estudantes da educação nesse contexto e acho dar certo”, finalizou.

Prefeito Sérgio Lira participou do evento. Foto: Isac Silva

Com apuração de Isac Silva*