Política

Senadores dos EUA cobram Biden “sérias consequências” caso Bolsonaro cause uma ruptura institucional

Em carta ao governo, senadores citam as ameaças de Jair Bolsonaro a democracia nos últimos meses

Por Cultura 28/09/2021 21h09
Senadores dos EUA cobram Biden “sérias consequências” caso Bolsonaro cause uma ruptura institucional
Presidente Jair Bolsonaro está na mira de parlamentares internacionais - Foto: Marcos Corrêa/PR/Agência O Globo/27-09-2021

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos, senador Bob Menendez, enviou uma carta ao secretário de Estado pedindo atenção a Joe Biden sobre situação do Brasil e as ameaças de ruptura democrática feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

O documento adverte que Bolsonaro vem fazendo ameaças de rompimento da ordem constitucional no Brasil e gestos de intimidação contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Dado que o Brasil é uma das maiores democracias e economias do mundo e um dos principais aliados dos EUA na região, a deterioração da democracia brasileira tem implicações no hemisfério e além. Instamos o senhor a deixar claro que os EUA apoiam as instituições democráticas brasileiras e que qualquer ruptura antidemocrática da atual ordem constitucional terá sérias consequências”, diz a carta.

Junto com Menendez, a carta foi assinada pelos senadores Dick Durbin, Ben Cardin e Sherrod Brown. Eles ressaltam que o presidente brasileiro faz “ataques pessoais” contra integrantes do STF e que estaria disposto a usar manobras fora da Constituição para impedir os ministros de exercerem suas atribuições legais.

Essa não é a primeira vez que Menendez entrega uma carta sobre o governo brasileiro. Em fevereiro, ele enviou um documento a Bolsonaro e o então chanceler Ernesto Araújo pedindo ao Brasil “condenar” a invasão ao Capitólio americano em 6 de janeiro.

Nessa carta, o senador americano criticou Bolsonaro e Araújo pelas declarações sobre fraude nas eleições presidenciais de Trump e Biden. “Apoio de seu governo a teorias da conspiração furadas e aos terroristas domésticos que atacaram o Capitólio e ameaçam minar a parceria entre os Estados Unidos e o Brasil”.