Negócios

Baiano ganha vida fazendo arte em Matriz de Camaragibe

Empreendedor é muito apaixonado pela cidade alagoana

Por Maurício Silva 14/10/2021 14h02 - Atualizado em 15/10/2021 09h09
Baiano ganha vida fazendo arte em Matriz de Camaragibe
O baiano se apaixou por Matriz de Camaragibe e vive fazendo arte em Alagoas - Foto: Cortesia ao 7Segundos

Ele veio da terra de todos os santos, a Bahia, para ganhar a vida fazendo arte na cidade do Senhor Bom Jesus: Matriz de Camaragibe. Essa é a história do empreendedor Renã dos Santos Jesus, de 33 anos de idade, o popular “Baiano Tattoo”. O artista é um verdadeiro apaixonado pela cidade do Norte de Alagoas.

Baiano saiu de Salvador para o município alagoano no dia 20 de abril de 2013 e desde então se apaixonou por Matriz de Camaragibe e criou raízes em território alagoano. Renã Jesus faz arte com pirografia (quadros decorados com queimaduras), tatuagens, piercing e artesanatos. A cidade é sua principal inspiração artesanal.

Cantinho do Artesanato fica no mirante de Matriz de Camaragibe. Foto: Cortesia ao 7Segundos


O empreendedor contou como foi trocar Salvador por Matriz de Camaragibe. “Eu nasci na cidade de pedra e aos 25 anos tomei a decisão da minha vida em largar todo o conforto da cidade grande e viver numa cidade pra mim desconhecida, onde passou a ser a minha principal. Me apaixonei pelas cachoeiras que cerca a cidade e as riquezas naturais desse lugar. Um povo acolhedor, meigo e carinhoso, onde a humildade sempre se sobressai em cada pessoa”, enfatizou.

Mas não foi apenas pelo município que ele se apaixonou. Baiano acabou casando com Renata Lima, com quem têm dois filhos: Ryã Peitro e Radassa Mariah. “Ela [esposa] é a parte pensante e organizadora das minhas ideias. Ela toma conta do nosso novo estabelecimento, o Cantinho do Artesanato (localizado no mirante). Um cantinho que decidir abrir juntando tudo que eu sei e faço de artesanato”, disse. A companheira é de São Luís do Quitunde e também colabora colocando piercing no “Baiano Tatto Studio”, que fica perto da prefeitura no Centro da cidade.

Baiano construiu uma família em Matriz de Camaragibe. Foto: Cortesia ao 7Segundos


Renã Jesus começou cedo o gosto pela arte. “Eu desenho desde os 11 anos; faço pirografia, que é arte com fogo desde os 19 anos; tenho 14 anos na arte do artesanato; e com a tatuagem tenho cinco anos, iniciei aqui em Matriz de Camaragibe na área de tatuagem”, informou.

Pirografia

O empresário disse que seu início em Matriz de Camaragibe foi marcado pela pirografia. “Graças a Deus eu sempre tive uma visão de comércio diferenciada para abrir justamente algo que sabia que não iria ser copiado por ninguém. Iniciei com pirografia numa loja só de quadros e fotos e por um ano e meio recebi muitas encomendas. Acabei tendo reconhecimento de muitas pessoas importantes da cidade, onde começaram a confiar no meu trabalho e o número de indicações aumentou”, contou.

Baiano começou com pirografia em Matriz de Camaragibe. Foto: Cortesia ao 7Segundos


Tatuagens

Baiano afirmou que sua fama como tatuador se expandiu por toda a Região Norte de Alagoas. “A tatuagem ela é 100% diferencial de qualquer artesanato. A tatuagem é arte corporal. É a questão de você ganhar confiança do cliente. A confiança das pessoas foi fundamental. Fazer tatuagem me deu confiança e credibilidade”, ressaltou.

Pessoas de várias cidades alagoanas procuram o baiano para tatuagens. Foto: Cortesia ao 7Segundos


Apaixonado por Matriz de Camaragibe

O soteropolitano é um apaixonado por Matriz de Camaragibe desde que desembarcou em Alagoas. “Fui recebido da melhor forma pelos matrizenses, que acabei me sentido em casa. Acabei ficando na cidade e não voltei pra minha terra natal”, relatou.

“Sem dúvidas hoje eu carrego a bandeira de Matriz no peito. Eu costumo dizer que foi uma das melhores decisões da minha vida. Aqui fica minha família: tenho meus filhos, crio eles com todo amor e carinho que esses ventos bons nos trazem. Matriz é minha base de tudo hoje”, revelou Baiano.

Inspiração

A cidade alagoana é a principal inspiração para o baiano fazer seus artesanatos. “Por ser natural de Salvador eu sempre produzi coisas de Salvador e sempre vendo bem lá, mas logo aqui conheci a história de Matriz e sem dúvidas me apaixonei pela história, as riquezas e grandezas da cidade. Me senti movido a representar a cidade com tudo que faço no artesanato e assim criei chaveiros; plaquinhas; porta-chaves com imagens da igreja, do Mercado Público, e da usina da cidade”, finalizou.

A cidade é a inspiração artesanal do baiano. Foto: Cortesia ao 7Segundos