Montagem do Espaço 4.0 é concluída no Ifal Maragogi
Inauguração da estrutura metálica, que ofertará cursos rápidos de tecnologia a jovens, será no dia 20 de dezembro
O container que abrigará cursos gratuitos e de rápida duração para jovens teve sua montagem concluída, nesta terça-feira (30), no interior do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), do campus Maragogi. O Espaço 4.0 já recebeu portas de vidros, telhado, instalações elétricas e hidráulicas. A inauguração do ambiente será no dia 20 de dezembro deste ano e contará com autoridades políticas da região de Norte de Alagoas e representantes do segmento da educação tecnológica.
A estrutura metálica de três toneladas chegou ao campus por volta das 11h, desta segunda-feira (29), em uma ação que mobilizou 12 pessoas, desde a saída do equipamento de Maceió até Maragogi, no Litoral Norte. Um caminhão munck - veículo que se assemelha a um guindaste - concluiu a colocação do container na superfície demarcada de concreto perto das 13h. Em seguida, o ambiente recebeu ajustes, a exemplo de reparos na pintura e nos móveis projetados. Os trabalhos voltaram nesta terça-feira e só foram concluídos no período da tarde.

Segundo o coordenador do Espaço, Cassiano Albuquerque, a próxima etapa será o lançamento de edital para contratação de professores que ministrarão os cursos. Em seguida, ocorre a seleção de jovens de 15 a 29 que participarão das capacitações tecnológicas. O container vai ofertar cursos de desenho 2D, desenho e impressão 3D, introdução à programação web, desenvolvimento de aplicativos, montagem e manutenção de computadores. Também estão na lista instalação e configuração de redes de computadores, eletrônica básica, internet das coisas e robótica educacional.
A sala de aula possui 25 metros quadrados e conta com kit robô, smartphone, impressora 3D, drone e outros equipamentos. “É um ambiente que utiliza a metodologia maker, na qual você aprende fazendo. A carga horária prática dela supera a teórica, por isso você estará ali sempre criando projetos e produtos”, explicou o coordenador. A previsão é que a estrutura atenda 192 pessoas nos doze primeiros meses, na região Norte de Alagoas.
Pioneirismo - O container de Maragogi é o segundo desse tipo instalado no Brasil. O primeiro foi no campus Palmeira dos Índios, que também compõe o Instituto Federal de Alagoas. Outras quatro unidades da organização também serão contempladas, até fevereiro, com laboratórios similares.
Veja também
Últimas notícias
Ex-chefe da PRF é detido no Paraguai ao tentar viajar com passaporte falso
Primeira-Dama celebra aniversário em ação social histórica com crianças
Lula lamenta morte de Mãe Carmen de Oxaguian
Zambelli apanha na cadeia e advogado consegue transferência de cela
Corpo é encontrado em área de mata no bairro do Feitosa, em Maceió
Após queda de 1,5 metro, mulher é atingida por máquina de lavar e socorrida pelo Samu
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
