Covid -19

O que se sabe sobre os primeiros casos confirmados da variante Ômicron no Brasil

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou nesta terça-feira (30) os dois primeiros casos importados da variante Ômicron no Brasil

Por CNN Brasil 30/11/2021 21h09
O que se sabe sobre os primeiros casos confirmados da variante Ômicron no Brasil
Amostras foram coletadas no laboratório do Hospital Albert Einstein instalado no Aeroporto Internacional de Guarulhos - Foto: Josué Damacena/IOC/Fiocruz

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou nesta terça-feira (30), que foram confirmados os dois primeiros casos importados da variante Ômicron do novo coronavírus no Brasil. A confirmação foi feita pela técnica de sequenciamento genético pelo laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

Os dois casos são de um homem, de 41 anos, e de uma mulher, de 37 anos, que vieram da África do Sul. Ambos testaram positivo em exames de diagnóstico molecular (RT PCR), considerado o mais preciso para a detecção viral.

Segundo informações do âncora da CNN Kenzô Machida, o casal já está em isolamento domiciliar, apresenta sintomas leves da Covid-19 e não tem histórico de vacinação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS), o casal reside na África do Sul e está em visita ao Brasil. Ambos chegaram ao Brasil no último dia 23, pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, e testaram positivo para a Covid-19.

O material do teste foi coletado no laboratório do Hospital Albert Einstein instalado no Aeroporto Internacional de Guarulhos. O exame inicial foi feito no dia 25 de novembro, quando os dois apresentavam sintomas leves.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a qualidade dos testes foi avaliada e atestada pelo Instituto Adolfo Lutz, referência regional em Covid-19.

O casal foi orientado a permanecer em isolamento domiciliar após o diagnóstico positivo para a Covid-19, e permanece sob monitoramento das vigilâncias estadual e municipal de São Paulo, assim como os familiares.

Neste momento, equipes de saúde estão na residência dos pacientes e a SMS apura os possíveis contatos de ambos para que seja possível fazer imediatamente o rastreamento e o monitoramento de todos, além de comprovar a situação vacinal da família

Outro caso em investigação

A secretaria de saúde informou, ainda, que o caso comunicado à vigilância estadual no domingo (28), de um passageiro com origem na Etiópia, continua em análise pelo Instituto Adolfo Lutz.

O passageiro não apresentava sintomas e, por ter visitado a África do Sul, buscou a testagem no aeroporto de Guarulhos. O homem permanece em isolamento na cidade desde o desembarque, sendo monitorado pela vigilância do município.

De acordo com a secretaria, a responsabilidade no monitoramento nos aeroportos é da Anvisa e, até o momento, o governo federal não exige comprovante de vacinação contra Covid-19 de viajantes estrangeiros para entrada no país.