Política

Bolsonaro critica escola de samba que o transformou em jacaré

Chefe do Executivo não gostou de apresentação em que homem fantasiado de presidente vira jacaré após ser vacinado

Por R7 26/04/2022 09h09
Bolsonaro critica escola de samba que o transformou em jacaré
Presidente é vacinado na avenida antes de virar jacaré - Foto: Reprodução/Twitter

O presidente Jair Bolsonaro criticou nesta segunda-feira (25) a escola de samba paulista Rosas de Ouro. Em uma publicação no Twitter, Bolsonaro chamou de "ruim" a sátira feita sobre ele pela agremiação. No desfile, um homem fantasiado de presidente vira jacaré ao ser vacinado. Em 2020, Bolsonaro disse que, se a pessoa que tomasse a vacina contra a Covid-19 "virasse jacaré, o problema seria dela". O presidente afirmou na ocasião que não tomou a vacina por já ter tido a doença e, segundo ele, isso lhe dá proteção suficiente.

A declaração que inspirou a representação da escola de samba paulista não foi a única em que o presidente questionou as vacinas. A Polícia Federal instaurou em fevereiro deste ano um inquérito sobre Bolsonaro para apurar uma declaração feita no ano passado em que ele, em transmissão ao vivo, relacionou erroneamente a vacina contra Covid-19 com a Aids.

O caso específico refere-se a falas de Bolsonaro em uma transmissão ao vivo feita em 21 de outubro do ano passado. Na ocasião, o presidente afirmou que "relatórios oficiais do governo do Reino Unido sugerem que os totalmente vacinados [...] estão desenvolvendo a síndrome de imunodeficiência adquirida muito mais rápido do que o previsto”.

Na mesma transmissão, ele afirmou, citando um suposto estudo atribuído a Anthony Fauci, médico imunologista americano, que "a maioria das vítimas da gripe espanhola não morreu de gripe de espanhola [...] mas de pneumonia bacteriana causada pelo uso de máscara". A propagação dessas informações, como destacado pela Polícia Federal, pode configurar delitos de epidemia, de infração de medida sanitária preventiva e de incitação ao crime.