Saúde

Secretaria de Saúde de Porto Calvo realiza campanha de vacinação contra influenza e sarampo

Dia "D" acontece neste sábado (30)

Por 7Segundos, com Assessoria 28/04/2022 16h04
Secretaria de Saúde de Porto Calvo realiza campanha de vacinação contra influenza e sarampo
Secretaria de Saúde de Porto Calvo realiza campanha de vacinação contra influenza e sarampo - Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Calvo realiza neste sábado (30) a campanha de vacinação chamada dia “D” da vacinação contra a influenza e sarampo. Serão três pontos que ficarão de plantão, das 8h às 16h. O público alvo são idosos com 60 anos mais, profissionais da saúde e crianças de 6 meses até 5 anos.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o município segue a programação do Ministério da Saúde com todo cronograma de vacinação. “Essa vacinação é muito importante para esse grupo da população. E ressalto também que quem tomou a vacina contra a covida-19 pode tomar as outras vacinas também. Se imunizar é fazer nossa parte para não contaminar outras pessoas”, explica a secretária de saúde Silvana Marinho.

A vacina é a medida de prevenção mais importante contra a gripe e o sarampo. “Com o público vacinado, conteremos a circulação dos vírus no país e, assim, reduziremos as complicações decorrentes das doenças como a sobrecarga dos serviços de saúde, internações e óbitos”, comenta a Coordenadora do Plano Nacional de Imunização, Jussara Farias.

Vacina trivalente

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Vacinação de crianças

No caso das crianças de seis meses a menores de cinco anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com a apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

Confira os endereços das Unidades Básicas de Saúde do município, onde acontecerá o Dia “D” (30/04) da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Sarampo:

UBS Maria da Penha

UBS Varadouro I

UBS Mangazala