Maragogi decreta estado de emergência por conta do surto de dengue
Medida foi publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial

O considerado aumento dos casos de proliferação do mosquito aedes aegypti fez com que a Prefeitura de Maragogi decretasse estado de situação de emergência em saúde pública no município do Litoral Norte de Alagoas em razão do surto epidêmico das arboviroses dengue, chikungunya e zika. O decreto nº 016/2022 foi publicado na edição desta quarta-feira (11) do Diário Oficial dos Municípios (DOM).
De acordo com a Prefeitura de Maragogi, no período de janeiro a maio de 2022, a Secretaria Municipal de Saúde foi notificada da ocorrência de casos suspeitos de dengue (119 casos), de Chikungunya (três casos) e de zika vírus (um caso) no município.
A gestão municipal também considerou que o Brasil enfrenta um verdadeiro estado de calamidade pública, em razão do altíssimo índice de infestação do mosquito aedes aegypti, o que se evidencia com o atual estado de alerta epidêmico que se encontra o Estado e Alagoas.
O relatório técnico da Vigilância em Saúde, do setor de Vigilância Epidemiológica e o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRA) que aponta risco para infestação pelo mosquito, em vários pontos da cidade. Ainda segundo o governo do município, foram notificados 119 casos, com incidência acima de 357, no qual já estabelecido no plano de contingência da dengue a contratação de profissionais de saúde. O Boletim Epidemiológico da Vigilância em Saúde, onde aponta índice de alto risco da dengue.
Considerando a necessidade de intervenção imediata por parte da Administração Pública Municipal, a fim de garantir a manutenção da ordem social, bem como a saúde pública dos munícipes, e evitar o aumento dos casos graves da doença e inclusive óbitos, a Prefeitura de Maragogi decretou estado de emergência pública no município durante 90 dias, sujeito a prorrogação por igual período.
Veja também
Últimas notícias

Prefeita Tia Júlia assina decreto e suspende temporariamente serviços da Águas do Sertão em Palmeira dos Índios

Por meio da Semede, Prefeitura promove formação sobre alimentação saudável para merendeiros

Prefeitura de Penedo realiza 1ª Conferência Municipal dos Idosos

Julgamento no TRE/AL sobre vereadores de Japaratinga gera polêmica em Alagoas

Junqueiro celebra 78 anos com programação extensa de shows, inaugurações e ações para a população

Deputado Fabio Costa denuncia avanço do Comando Vermelho em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
