Prefeita declara situação de emergência em Porto Calvo
Decreto foi publicado na edição desta segunda-feira do Diário Oficial

As fortes e constantes chuvas que afetam Porto Calvo desde o dia 23 de maio fizeram com que a prefeita Eronita Sposito Leão e Lima (MDB) declarasse estado de emergência no município do Norte de Alagoas. O decreto nº 010/2022 foi publicado na edição desta segunda-feira (30) do Diário Oficial dos Municípios (DOM).
De acordo com a publicação no Diário Oficial, Art. 1º Fica decretado estado de emergência em toda zona rural e urbana do município pelo período de dez dias enquanto perdurarem os efeitos da precipitação pluviométrica ocorrida na região.
Ficam convocados todos os órgãos municipais para atuarem em ação conjunta e em período integral, sob a coordenação da Defesa Civil de Porto Calvo, nas ações resposta ao desastre e reabilitação do cenário municipal.
A gestora Eronita Sposito considerou os danos causados pelas chuvas, inclusive, com comprometimento parcial de algumas pontes, e, ameaça e comprometimento de algumas residências, gerando a necessidade de salvaguardar a incolumidade de famílias tanto na zona urbana quanto na zona rural. Considerou também que a força da natureza vem acarretando inundações em diversas localidades, inclusive bloqueando os acessos à zona rural e assentamentos do município.
As autoridades administrativas, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente, a: adentrar nas casas para prestar socorro ou para determinar a evacuação imediata; usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.
A Prefeitura de Porto Calvo informou ainda no decreto nº 010/2022 que revogam-se as disposições em contrário, contidas no Decreto Municipal de nº 009/2022, datado em 25 de maio do corrente ano, que tratava da declaração de calamidade pública.
Veja também
Últimas notícias

Polícia retira mais de 62 quilos de drogas e 37 armas de fogo das ruas

Deputado cobra ação contra criminalidade e denuncia abandono da segurança em AL

Piloto alagoano Galba Accioly sofre acidente em Interlagos durante etapa da GT Series Cup

Segurança em alta, violência em queda: Alagoas registra primeiro semestre com os menores índices em 14 anos

Suspeito de assalto é capturado pela Ronda no Bairro na Avenida Cachoeira do Meirim

Cantora Sol morre aos 59 anos, em São Paulo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
