Economia

São João de Matriz de Camaragibe volta movimentar economia

Após dois anos, festejos impactam positivamente sistema financeiro local

Por Assessoria 01/07/2022 14h02 - Atualizado em 01/07/2022 14h02
São João de Matriz de Camaragibe volta movimentar economia
São João movimentou a economia de Matriz de Camaragibe - Foto: Assessoria

O São João do Jacaré em Matriz de Camaragibe sem dúvida foi uma das maiores festas juninas da Região Norte de Alagoas. Com seis dias consecutivos de festejos, o evento reuniu a população matrizense e dos municípios vizinhos para curtir uma programação que contou com grandes nomes do cenário de musica nacional tais como Babado Novo, Ranniery Gomes, Banda Karisma e Os Barões da Pisadinha.

As tradições juninas sempre estiveram presentes em Matriz de Camaragibe, mas após dois anos de pandemia e a falta iniciativa e apoio da antiga gestão do município, a alegria de junho embotou-se junto às organizações populares de quadrilhas e folguedos que se viram, por muito tempo, desacreditadas.

A gestão do prefeito Fernando Cavalcante (MDB) e a importante atuação da Secretaria Municipal de Cultura têm feito um trabalho avultoso de reconstrução e valorização da cultura popular matrizense. O grande evento contou com a participação de artistas locais como Dunga do Acordeon, Ney Lyra, Silvinho Santos, Jearferson Santtos e Júnior Caçulinha e Naly, dando visibilidade e incentivo.

As festividades abriram novos rumos para projetos culturais no município e além das quadrilhas que abrilhantaram as noites mais importantes de Junho também foi promovido um concurso de carroças onde ruas, agrupamentos e secretarias podiam usar a criatividade para enfeitar com adereços típicos as suas carroças e competir por premiação em dinheiro, elevando a estima, convidando a população para as principais pontos da cidade e incentivando a alegria festiva, outrora perdida, do São João de Matriz.

O evento mobilizou a economia, trazendo visitantes de cidades circunvizinhas e comerciantes para o pátio do forró. A movimentação cultural também traz retorno financeiro imediato para a população, dinamizando vários setores do município.

A Prefeitura de Matriz de Camaragibe e sua qualificada equipe com foco em melhorias através de ações concretas já tem viabilizado dias cada vez melhores para a população.