Covid -19

Maragogi começa vacinar crianças de três anos contra covid-19

Vacinação iniciou nesta terça-feira (26)

Por Maurício Silva 27/07/2022 15h03 - Atualizado em 27/07/2022 16h04
Maragogi começa vacinar crianças de três anos contra covid-19
Vacinação está sendo feita na sala que fica por trás do prédio da Secretaria de Saúde - Foto: Isac Silva/7Segundos

A Prefeitura de Maragogi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começou a vacinar as crianças a partir de três anos de idade contra a covid-19. A vacinação contra o novo coronavírus para esse novo público alvo foi iniciada nesta terça-feira (26) e segue de segunda a sábado.

A imunização para a criançada a partir dos três anos está sendo feita com a CoronaVac. O imunizante está sendo aplicado de segunda a sábado das 8h às 17h, na sala de vacinação do prédio da Secretaria de Saúde, que fica em frente a agência do Banco do Brasil, no Centro da cidade.

Coordenadora do PNI, Bárbara Farias, ressaltou a importância de completar o ciclo vacinal. Foto: Isac Silva


A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), em Maragogi, Bárbara Farias, ressaltou que as crianças podem tomar o imunizante contra a covid junto com outras vacinas. “Lembrando que essa vacina da covid pode e deve ser feita com a vacina de rotina da criança, ou seja, a criança vai tomar uma vacina de rotina e aí ela pode tomar também contra o coronavírus. Somente duas vacinas a gente não pode aplicar junto com a da covid que é a febre amarela e tríplice viral”, informou a enfermeira.

Bárbara Farias atestou a segurança da vacina em crianças. “Ela dura em torno de 28 dias o intervalo de uma dose para outra. Vai ser a mesma vacina: a vacina da CoronaVac. A gente segue as recomendações do Ministério da Saúde. Já foi comprovado por todos os órgãos competentes, foram feitos estudos para ver se realmente pode ser aplicada e essa vacina é a que demonstra mais eficácia na criança. Até em reação a gente percebe menos reação”, frisou.

A enfermeira Bárbara Farias lembrou que o imunizante para o público a partir de três anos não tem distinção entre pessoas com ou sem comorbidade. A coordenadora do PNI ressaltou ainda a importância para cada cidadão manter o ciclo vacinal completo. A Secretaria de Saúde também faz a imunização de forma volante, quando solicitado pelo agente de saúde.

Com apuração de Isac Silva*