Curso em Serviços de Restaurante e Bar abre inscrições em Maragogi
Inscrições vão até 21 de dezembro e são ofertadas 40 vagas na formação. As aulas começam em fevereiro de 2022, no Campus Maragogi

O curso técnico em Serviços de Restaurante e Bar integrado ao ensino médio está com inscrições abertas até o dia 21 de dezembro para o preenchimento de 40 vagas. Quem tem 18 anos ou mais e já concluiu o ensino fundamental pode participar do processo seletivo do Instituto Federal de Alagoas, no Campus Maragogi.
O edital informa que não é cobrada taxa de inscrição ao candidato e que 70% das vagas em disputa são destinadas a quem cursou todo o ensino fundamental em escola pública. Essa reserva inclui também renda familiar por pessoa, autodeclaração étnica e existência de deficiência reconhecida.
A formação - que ocorrerá na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - terá início em 1° de fevereiro do próximo ano, no horário das 18h30 às 22h, no Campus Maragogi. O curso em Serviços de Restaurante e Bar é gratuito e possui 2.200 horas distribuídas em 6 semestres.
A inscrição é feita presencialmente pelo candidato na Coordenação de Registros Acadêmicos do Campus Maragogi (Rod. AL 101 norte, Km 139, Peroba), até o dia 21 de dezembro deste ano, das 8h às 16h. Conforme edital, o interessado precisa levar ao local: documento oficial com foto, CPF (caso o número não conste do documento oficial com foto), frente e verso do Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental. No local, o interessado ainda vai preencher formulário com informações pessoais.
O edital mostra ainda que a seleção será realizada em etapa única e levará em conta a idade e o tempo que os inscritos concluíram o Ensino Fundamental. Um candidato com 52 anos de idade e que terminou a 8ª série do antigo 1º grau há mais de 20 anos teria 25 pontos na seleção, por exemplo. (Veja o ponto 4.1 do edital)
Aluno terá à disposição salas de aula, laboratórios, biblioteca e auditório
O curso técnico em Serviços de Restaurante e Bar conta com salas de aula, auditório, biblioteca, cantina e laboratórios de informática, inglês e espanhol. Há também ambientes que correspondem à cozinha e ao Restaurante para a realização de atividades de ensino-aprendizagem nas áreas de alimentos e bebidas, bar, restaurante, cafeteria e eventos.
Segundo a coordenadora dessa capacitação, Artemísia Soares, o estudante vai aprender: a supervisionar o serviço de alimentos e bebidas no salão, no bar e em eventos; coordenar o atendimento ao cliente no estabelecimento e em eventos; coordenar equipes de serviço de salão e bar; aplicar controles operacionais em relação a vendas, equipamentos, utensílios e manutenção da infraestrutura; monitorar o recebimento, a entrada, a saída e o armazenamento de mercadorias em estoque; colaborar com a elaboração e a revisão de cardápios;
Conforme Artemísia Soares, a criação dessa formação atende as necessidades identificadas em estudos realizados pelo Ministério do Turismo e por demandas apontadas por entidades civis, gestores públicos, empresários e trabalhadores de municípios integrantes da APA Costa dos Corais.
“A relevância socioeconômica do turismo para toda a Costa dos Corais justifica a demanda por cursos no eixo tecnológico do turismo, hospitalidade e lazer, como o que aqui se apresenta, a fim de que se possa contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região, qualificação dos trabalhadores e, consequentemente, possibilidades de melhoria na qualidade de vida de todos”, enfatizou a professora.
Veja também
Últimas notícias

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB

Júri popular de pai acusado de matar filho de 4 anos acontece nesta quinta-feira em Maceió

Cibele Moura propõe criação de ambulatórios e protocolo clínico para diagnóstico e tratamento da doença celíaca em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
