Especialização em Ciências da Natureza e Matemática abre inscrições no Ifal Maragogi
Pós-graduação Lato Sensu estará com inscrições abertas de 14 de agosto a 15 de setembro
A turma 2023 da especialização em Ciências da Natureza e Matemática estará com inscrições abertas no período de 14 de agosto a 15 de setembro. São ofertadas 48 vagas na pós-graduação que funciona no Instituto Federal de Alagoas - Campus Maragogi e é ministrada por professores da própria instituição.
Conforme o edital, o público-alvo do processo seletivo são candidatos portadores de diploma de graduação, em curso reconhecido pelo MEC, preferencialmente, atuando na rede pública de ensino e com formação em Matemática, Física, Química, Biologia, Pedagogia. Também podem participar os portadores de diploma de outras graduações que comprovem efetivo exercício docente em Ciências, Biologia, Física, Química ou Matemática.
O edital informa que as inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet, no Sistema de Seleção do Instituto Federal de Alagoas. Esse procedimento e o curso são gratuitos.
A seleção dos candidatos ocorrerá em duas etapas. A primeira corresponde à avaliação de proposta simplificada de pesquisa adequada às linhas do programa, de caráter eliminatório. A segunda diz respeito à avaliação de Currículo Lattes, de cunho classificatório. O resultado final do certame sai dia 20 de outubro e a aula inaugural está programada para ocorrer dia 11 de novembro.
Capacitação ocorre de modo presencial, mas há conteúdos remotos
A pós-graduação em Ciências da Natureza e Matemática é presencial, mas poderá compreender conteúdos remotos. As aulas e as avaliações presenciais ocorrerão preferencialmente aos sábados, das 8h às 12h ou das 13h às 17h, no Campus Maragogi, que fica localizado na praia de Peroba. A carga horária será de 360 horas, incluídas as de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O aluno sairá com o certificado de especialista ao final dos estudos.
O grande diferencial desse curso é que 90% dos 21 ministradores possuem mestrado ou doutorado, sendo a maior parte deles servidores do Instituto Federal de Alagoas. De acordo com o coordenador do curso Mateus Queiroz, o conteúdo que eles passarão aos alunos e a forma de realização do Trabalho de Conclusão do Curso foram desenhadas para atender as necessidades dos educadores do Litoral Norte. O objetivo é melhorar a educação.
Mateus Queiroz informou que os pós-graduandos da turma iniciada em 2022 estão aplicando, em sala de aula, os conteúdos que aprenderam nos encontros da capacitação. “Muitos já colocaram em prática a gamificação (especialmente as metodologias ativas), atividades com tecnologia e até sem tecnologia digital, como os jogos de tabuleiros. Alguns também começaram a trabalhar avaliações mais diluídas dentro do período letivo em vez de pontuais”, exemplificou.
Os alunos da especialização tem à disposição laboratórios de Física, Matemática, Química, Biologia e Informática do Campus Maragogi. Contam ainda com auditório e biblioteca.
Veja também
Últimas notícias
Homem é preso com cocaína após denúncia de usuário em Teotônio Vilela
Jovem fica ferido em colisão envolvendo dois carros e uma moto em Maceió
Bolsonaro está deprimido e ansioso por conta dos soluços, dizem médicos
Governo torna obrigatória exibição de filmes brasileiros nos cinemas
Hospital confirma cirurgia de Bolsonaro para esta quinta (25)
Motociclista fica ferido após colisão com carro de luxo em avenida de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
