André Trigueiro: quem é o jornalista que discutiu ao vivo com Eduardo Leite

O jornalista André Trigueiro, da GloboNews, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), discutiram durante uma entrevista, na quarta-feira (6), sobre a tragédia que atinge o estado.
Durante a conversa, Leite afirmou que os modelos matemáticos previram as chuvas, mas não o volume de cerca de 300 milímetros em diversas bacias hidrográficas. Trigueiro afirmou que o mesmo discurso seria utilizado por outros políticos, mesmo com situações semelhantes se repetindo há anos.
O jornalista foi interrompido pelo governador, que afirmou que o comentarista teria demonstrado "falta de empatia" com o estado.
Quem é André Trigueiro:
Trigueiro nasceu em 1966 no Rio de Janeiro. Ele começou a carreira no rádio e foi contratado como repórter para a Rede Globo em 1993.
O jornalista foi escalado para a estreia da GloboNews, o canal de notícias da Globo, em 1996.
O profissional criou o "Cidades e Soluções", um dos primeiros programas a falar sobre sustentabilidade no país, em 2006. Ele também é comentarista dos programas Estúdio I e Em Pauta.
"Hoje é difícil imaginar um chefe de estado, político, empresário ou do terceiro setor que seja contra sustentabilidade", disse, em entrevista ao UOL.
Trigueiro é um dos principais comunicadores sobre meio ambiente na imprensa brasileira. Ele também é professor e criador do curso de jornalismo ambiental na PUC-RJ.
Ele fala de espiritualidade e ciência nas redes sociais. "Na verdade, a gente pode entender o universo como um conjunto de fenômenos interligados, interdependentes, que interagem o tempo todo. Em uma linguagem bem popular e grosseira: tá tudo junto e misturado. Então, não deveria existir uma separação conceitual [entre espiritualidade e ciência]", explicou, em conversa com o UOL, em 2021.
O profissional faz parte do rodízio de apresentadores do Jornal Nacional e dos telejornais locais, no Rio de Janeiro, nos fins de semana. O conhecimento em pautas ligadas ao meio ambiente o levou a ter uma coluna no Jornal da Globo.
"A minha utopia como profissional de imprensa é usar os recursos que eu treinei e tentei sofisticar para ser jornalista em favor da cultura de paz, de um mundo melhor e mais justo", disse, em depoimento ao projeto Memória Globo.
Veja também
Últimas notícias

Tarcísio critica prisão de Bolsonaro e cobra moderação das instituições: "Um absurdo"

Deputada propõe aplauso a Nikolas por vídeo que levou Bolsonaro à prisão

“Congresso precisa reagir”, diz Damares sobre prisão de Bolsonaro

Vereador aciona Procon por falta de abastecimento de água em comunidade de Jequiá da Praia

“Estamos oficialmente em uma ditadura”, diz Flávio Bolsonaro sobre prisão domiciliar

Alfredo Gaspar repudia “ditadura da toga” após decisão de Moraes sobre prisão domiciliar de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
