MPF busca soluções para acesso à água e evitar cobranças abusivas no Passo de Camaragibe
Comunidade quilombola Bom Despacho enfrenta dificuldades no acesso à água; audiência pública deve ser realizada até junho de 2024

Após reunião promovida pelo Ministério Público Federal (MPF), por meio do Ofício de Comunidades Tradicionais, na manhã desta segunda-feira (22), a Prefeitura de Passo de Camaragibe, o Estado de Alagoas e a empresa concessionária de água e esgoto Verde Ambiental Alagoas realizarão conjuntamente uma audiência pública para promover os esclarecimentos devidos à comunidade quilombola Bom Despacho sobre a concessão do serviço de distribuição de água e saneamento básico.
O encontro, sob a coordenação do procurador da República, Eliabe Soares, com participação de representantes da comunidade, teve como objetivo discutir as insatisfações dos moradores que não recebem água encanada de modo adequado e quando recebem não há regularidade no fornecimento, mas a concessionária vem cobrando a taxa mensalmente.
Essa audiência pública, que deve ocorrer até junho de 2024, é importante, não apenas como uma oportunidade para a comunidade expressar suas preocupações, mas também como um fórum para que as autoridades locais e a concessionária Verde Ambiental Alagoas prestem esclarecimentos necessários, promovendo assim uma comunicação transparente e eficaz.
Em visita ao Quilombo Bom Despacho, ocorrida em março, o MPF verificou a constante falta de abastecimento regular de água na comunidade, além do flagrante desrespeito ao direito à consulta prévia, livre e informada da comunidade tradicional, o que é garantido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Também foi constatada a cobrança abusiva e injustificada, cobrando valores exorbitantes, mesmo para imóveis não conectados à rede de água e esgoto, e sem respeitar o consumo real dos moradores da comunidade.
Já em abril, o MPF expediu recomendação à Verde Alagoas para que a concessionária suspenda quaisquer cobranças enquanto não regularizar o processo de consulta prévia e que, após o procedimento legal, ajuste os valores para corresponder ao consumo real dos usuários.
Entenda – A comunidade quilombola Bom Despacho, localizada no município de Passo de Camaragibe, enfrenta dificuldades no acesso à água com regularidade, apesar de possuir fonte natural dentro da própria comunidade. A comunidade destacou que a precariedade no fornecimento de água é antiga, mas recentemente passaram a ser cobrados pela concessionária Verde Alagoas, sem uma correspondente prestação de serviço, o que causou revolta da população.
Veja também
Últimas notícias

Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios convoca pacientes diabéticos para recadastramento

Mutirão de Cirurgias realiza mais uma etapa nesta sexta (18) em Palmeira dos Índios

Arapiraca implanta projeto de irrigação inteligente na Ciclovia do Trabalhador

Sefaz convoca mais de 7 mil contribuintes para regularização fiscal

PM apreende duas armas e drogas durante abordagens no Agreste alagoano

MPF articula construção de escola indígena em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
