Ex-senadora Maria do Carmo morre, aos 83 anos, em Aracaju
Ela foi a primeira mulher eleita senadora pelo estado e a primeira mulher no Senado a cumprir três mandatos consecutivos até 2022

A ex-senadora Maria do Carmo morreu, aos 83 anos, neste sábado (31), em Aracaju (SE). Ela estava internada em um hospital particular, onde tratava câncer no pâncreas com metástases hepáticas. O velório teve início na madrugada deste domingo (1º), no Cemitério Colina da Saudade, em Aracaju. A ex-senadora, que era viúva do ex-governador de Sergipe João Alves, deixa três filhos, netos e irmãos.
Maria do Carmo foi a primeira mulher eleita senadora pelo estado e a primeira mulher no Senado Federal a cumprir três mandatos consecutivos até 2022, já no PP (Partido Progressistas). Nas eleições de outubro de 1998, foi eleita senadora por Sergipe na legenda do PFL (Partido da Frente Liberal).
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), declarou luto oficial de três dias na Casa, a partir de sábado. “Sua atuação política foi marcada por sensibilidade social e preocupação com a defesa dos menos favorecidos. Sempre atuou na defesa dos interesses do seu estado e da região Nordeste. A morte da senadora Maria do Carmo entristece a todos que tiveram a honra de conviver com uma mulher de grande força política e capacidade de diálogo”, disse Pacheco.
O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, também se manifestou e afirmou que a ex-senadora “se tornou símbolo de empoderamento e de protagonismo feminino em todo o país”. “Hoje, perdemos a presença terrena de Maria do Carmo Nascimento Alves, que é a baluarte das políticas públicas voltadas à assistência social em nosso estado”, disse.
A ex-senadora atuou em pautas como combate a violência doméstica e garantia do espaço feminino no mercado de trabalho, na ciência e na política, além de questões voltadas para oportunidades na educação.
Veja também
Últimas notícias

Idoso de 69 anos fica ferido após atropelamento em Penedo

Obra interdita Av. Comendador Leão, no Poço, até domingo (6)

Curto-circuito no sistema de energia solar provoca princípio de incêndio no prédio da Justiça Federal

Morre aos 93 anos o pastor Gedelti Gueiros, fundador da Igreja Cristã Maranata

Homem de 20 anos é assassinado a tiros no Canaã, em Maceió

Motorista perde controle de caminhonete e invade calçada em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
