Quem é Hugo Motta, potencial candidato de Lira à Presidência da Câmara dos Deputados
Nome do deputado paraibano despontou como favorito de Arthur Lira para presidir a Câmara

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) tem despontado como o principal candidato para suceder o atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Aos 34 anos, Hugo Motta é médico, está no quarto mandato como deputado federal e é o atual líder do Republicanos. Embora já fosse considerado um potencial candidato à presidência da Casa Baixa, a candidatura só ganhou força após o vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (Republicanos-SP), abrir mão da tentativa de construir uma candidatura de consenso.
Se for confirmado candidato de Lira e eleito presidente da Câmara em 1º de fevereiro de 2025, Hugo Motta será o mais jovem a ocupar o cargo desde a redemocratização. Até o momento, o mais jovem nesse cargo foi Aécio Neves, que assumiu a presidência aos 41 anos, em 2001.
Apesar de jovem, Hugo Motta é reconhecido como um articulador experiente. Ele presidiu a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, a Comissão para a Privatização da Eletrobras e a CPI da Petrobras.
Além disso, Motta é reconhecido pelo histórico de articulação em diversas bases políticas. Durante o governo de Michel Temer, atuou em sintonia com o Executivo. Com Jair Bolsonaro (PL), foi visto como um aliado. No governo atual de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Motta é considerado governista, mantendo uma postura alinhada com as orientações do Executivo na maioria das votações.
A principal vantagem de Hugo Motta em relação aos seus adversários é sua habilidade em consolidar alianças e construir consensos em torno de sua candidatura. Até agora, ele conseguiu obter o apoio do presidente Lula, além de garantir o respaldo do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e a maior legenda da Câmara dos Deputados. Motta também conta com o apoio do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP.
Os outros candidatos na disputa pela presidência da Câmara são Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA). Inicialmente, Elmar era o favorito de Lira, mas o nome tem enfrentado resistência dentro da Câmara. Por outro lado, Antonio Brito chegou a ser um dos preferidos pelo Palácio do Planalto, mas a candidatura perdeu força ao longo do tempo. A expectativa é que Lira anuncie seu apoio a um dos candidatos antes das eleições municipais.
Veja também
Últimas notícias

Carlinhos Maia reage após decisão judicial: “Cansei, agora quem me difamar vai pra Justiça”

Dra Eudócia abre agenda na missão internacional brasileira que acompanha pesquisas para vacina contra o câncer

De cidade-dormitório a refúgio pós-Braskem: Satuba lidera o êxodo diário de trabalhadores no Brasil

Justiça condena deputado por divulgar notícia falsa sobre violência

Veículo pega fogo na Avenida Durval de Góes Monteiro em Maceió

Rafael Brito impulsiona preparação de alunos da rede pública com aulões do Enem
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
