APA Costa dos Corais completa 27 anos de criação
Lugar é a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil

A Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais completa nesta quarta-feira (23) 27 anos de criação. Ela é a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil, ela possui mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de praia e mangue e se estende desde o município de Tamandaré-PE e vai até o Litoral Norte de Maceió.
A APA Costa dos Corais compreende os municípios de: Tamandaré, Barreiros, São José da Coroa Grande, Maragogi, Japaratinga, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio, Paripueira e Maceió.

A gestão da APACC busca conciliar as atividades humanas (pesca, turismo e pesquisa) com a conservação do meio ambiente, acompanhando, orientando e conduzindo o desenvolvimento social e as atividades produtivas de forma a impedir a degradação ambiental e assegurar a proteção dos recursos naturais, das paisagens e das culturas tradicionais.
A existência de recifes de corais e mangues é uma das principais características da unidade, garantindo uma alta biodiversidade representada por diversos grupos marinhos como algas, corais, peixes, crustáceos, moluscos, mamíferos aquáticos e outros, e ainda inclui a ocorrência de espécies ameaçadas de extinção como o peixe-boi marinho, tartarugas e baleias.

A sede da Unidade de Conservação fica em Tamandaré na sede do Centro de Gestão e Pesquisa de Recursos Pesqueiros do Nordeste - CEPENE. Além disso, conta com uma base avançada em Barra de Santo Antônio e outra em Porto de Pedras, que dá suporte ao Programa Peixe Boi, desenvolvido pelo ICMBio.

Histórico
A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais foi criada em 1997, ano internacional dos recifes de corais, quando foi realizado um evento internacional sobre o tema em Tamandaré/PE. A existência de recifes de corais é uma das principais características da unidade, garantindo uma alta biodiversidade representada por diversos grupos marinhos com algas, corais, peixes, crustáceos, moluscos, mamíferos aquáticos e outros, e ainda inclui a ocorrência de espécies ameaçadas de extinção como o peixe-boi marinho, tartarugas e baleias.

A APA foi criada exclusivamente em áreas de sob o domínio da União e APPs (Áreas de Preservação Permanente), representada pelos manguezais. Envolve dois estados, onde vivem aproximadamente 200 mil pessoas, muitas delas dependem diretamente do uso dos recursos naturais da unidade como o turismo e a pesca artesanal.

Veja também
Últimas notícias

Alfredo Gaspar pede prisão preventiva de presidente do SINDNAPI, entidade ligada a irmão de Lula

Caio Bebeto condena uso de símbolo religioso em atividade escolar e chama atenção para “intolerância”

Câmeras mostram momento em que policiais salvam bebê de engasgo, em Arapiraca

Cibele Moura repudia ato de intolerância religiosa no Ifal de Palmeira dos Índios

Carlinhos Maia surpreende ao receber Lucas Guimarães em casa: “Já que está usando a casa, usa o ex também”

Ministério Público de AL aciona Estado por irregularidades no Conseg
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
