Projeto de castração de animais em Matriz de Camaragibe torna-se referência em AL
Mais de 300 animais já foram castrados na cidade
O município de Matriz de Camaragibe tem se tornado referência em Alagoas com um projeto de castração de animais de rua. Desde que o projeto iniciou na gestão do prefeito Fernando Cavalcante (MDB), mais de 300 animais (cães e gatos) já foram castrados na cidade. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde e do projeto Anjos de Patinhas.
De acordo com a Prefeitura de Matriz de Camaragibe, mensalmente dez animais entre cachorros e gatos são castrados de forma gratuita. Eles são capturados, esterilizados, devolvidos à rua e muitos deles acabam sendo adotados e ganham um lar. [Veja o vídeo no final da reportagem].
O médico veterinário, Lucas Laurindo, contou como funciona o projeto. “Esse projeto é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e Anjos de Patinhas de Matriz. Voluntários do projeto Anjos de Patinhas capturam animais em situação de rua para que esses sejam castrados. Nós utilizamos o método chamado Método CED, que é Captura, Esteriliza e Devolve. Então, após castrados e recuperados, esses animais vão para uma tentativa de adoção. É anunciado nas redes sociais do projeto, alguns nós conseguimos adoção; outros, não, e esses que não são adotados voltam para a rua, mas castrados, a fim de a médio e longo prazo a gente conseguir controlar a quantidade de animais nas ruas”, disse.
Lucas Laurindo ressaltou que os resultados são satisfatórios. “Já foram mais de 300 castrados e os resultados são nítidos: nós percebemos uma diminuição na quantidade de animais nas ruas e com isso os riscos de doenças zoonóticas, que são doenças que os animais podem transmitir para os seres humanos; também o risco de acidente é muito diminuído, de atropelamentos, mordeduras; e a quantidade de animais em sofrimento nas ruas também diminui em consequência dessa ação que é de fundamental importância”, destacou.
O veterinário também frisou a sensibilidade do governo municipal com a causa. “Demonstra uma grande sensibilidade por parte do nosso secretário de Saúde, Rones Toledo e também do nosso prefeito Fernando Cavalcante que acatou de muito bom grado essa ação que vem fazendo muita diferença em Matriz e na Região Norte de Alagoas, que nós fomos os pioneiros, é a primeira gestão na história de Matriz que se preocupa com a saúde dos animais, além da saúde das pessoas”, finalizou Lucas Laurindo.
Veja aqui o vídeo:
Veja também
Últimas notícias

Criado há três meses, 'Luau do Sipá' conquista multidão ao som de boa música na orla de Maceió

Prefeita Ceci marca presença no Workshop Masterop Travel 2025 para fortalecer o turismo em Atalaia

Deputada Cibele Moura volta a assumir presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALE

Audiência mantém impasse sobre Faixa Verde na orla da Ponta Verde, em Maceió

Defeito no ar-condicionado causou mal-estar em crianças dentro de ônibus escolar

Motociclista derrapa em óleo na pista e colide contra carro no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
