Quase 50 mil estudantes participam das provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica em Alagoas
Pela Rede Estadual,76 escolas mobilizaram seus alunos para a competição

Quase 50 mil estudantes alagoanos participaram da edição 2025 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG). Em todo o Brasil, mais de dois milhões de estudantes participaram das duas competições, cujas provas foram aplicadas na última sexta-feira (16).
Promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a Olimpíada Brasileira de Foguetes visam fomentar o interesse pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins entre estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.
Em Alagoas, 49.691 estudantes de 348 escolas – das quais 76 da Rede Estadual de Ensino – participaram das duas competições. O número supera o da edição 2024, quando 46.176 estudantes foram inscritos em ambas as olimpíadas – um crescimento de quase 8% e 3515 estudantes a mais.
Aprendizado divertido
A Escola Estadual Theotônio Vilela Brandão, em Maceió, teve uma participação massiva nas duas competições, com 1.050 estudantes inscritos. O lançamento de foguetes aconteceu na orla da Jatiúca, nas proximidades da Lagoa da Anta.
Os estudantes utilizaram materiais como garrafas PET, bicarbonato de sódio e vinagre para o lançamento, que foi coordenado pelo professor Roberto Oliveira, de Física, com o apoio do professor de Geografia André Felipe Alves.
“A OBA e a OBAFOG são iniciativas que aliam ciência, criatividade e aprendizagem, permitindo aos estudantes aprender de física, matemática e geografia de forma lúdica. A experiência não apenas despertou a curiosidade dos alunos, mas também promoveu a integração entre teoria e prática em um ambiente inspirador. A participação massiva evidencia o engajamento da comunidade escolar com projetos que valorizam a ciência, a investigação e a aprendizagem significativa”, avalia o professor Roberto Oliveira.
Já na Escola Estadual Professora Gilvana Ataíde Cavalcante Cabral, também na capital, os lançamentos, coordenados pelos professores Alcione Veiga, de matemática, e Ailton Barros, de física, ocorreram em um campo em frente à instituição. Além da OBA e da OBAFOG, os lançamentos fazem parte das atividades do Projeto Integrador de lançamento de foguetes da escola, conforme explica a professora Alcione Veiga.
“Este Projeto Integrador foi pensado de forma a unir três disciplinas – matemática, física e química – por meio da construção e lançamento de foguetes. A ideia é mostrar que as ciências exatas não são complicadas como aparentam ser e que, por meio dos foguetes, podemos aprender sobre ângulos, lançamentos, misturas. Para a OBAFOG, dividimos um grupo de 40 alunos em equipes de 5 a 6 componentes que se engajaram em cada etapa desde a construção das bases até o lançamento”, relata Alcione.
O estudante Sávio Medeiros, aluno da 1ª série do ensino médio, participou dos lançamentos de foguetes e contou como foi a experiência. “Nossa equipe se dedicou bastante e conseguimos a marca de 140 metros no lançamento do foguete. Já gostava de física e matemática e, depois deste projeto, gosto ainda mais, pois torna essas disciplinas mais interessantes e descontraídas”, revela o garoto.
Medalhas
Em 2024, Alagoas teve 2.190 medalhas na OBA e na Mostra Brasileira de Foguetes. Destas, 1.308 foram na OBA e 882 na Mostra de Foguetes.
Pela Rede Estadual, 162 estudantes foram premiados nas duas competições, sendo 79 na OBA e 83 na Mostra de Foguetes, um crescimento de 6,5% em relação ao ano de 2023, quando foram contabilizadas 152 medalhas – 66 na OBA e 86 na Mostra de Foguetes.
Este ano, serão distribuídas cerca de 80 mil medalhas de ouro, prata e bronze para os estudantes que alcançarem as melhores notas.
Veja também
Últimas notícias

Neymar é recebido com carinho por fãs e torcedores em hotel de Maceió

Ifal Maceió mantém atividades presenciais suspensas nesta quinta-feira (22) devido a fortes chuvas

Papel dos vereadores nas comunidades se destaca durante as chuvas

Prefeito Carlos tranquiliza população de Rio Largo e reforça ações emergenciais diante das fortes chuvas

Uncisal suspende atividades acadêmicas após fortes chuvas em Maceió

Comissão de Assuntos Sociais aprova projeto que garante acompanhamento familiar no tratamento do câncer de mama
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
