São Luís do Quitunde decreta emergência por causa do estrago deixado pelas chuvas
Situação emergencial terá duração de 180 dias
O município de São Luís do Quitunde é o mais afetado com o temporal que assola Alagoas desde o último sábado (17) e a prefeita Márcia Cavalcante (MDB) decretou estado de emergência na cidade por causa dos danos causados pelas chuvas. A medida emergencial entrou em vigor na noite desta quarta-feira (21) e é valido por 180 dias.
A medida, formalizada por meio do Decreto Municipal nº 017/2025, assinada pela prefeita Márcia Cavalcante, reconhece os danos provocados por uma tempestade local do tipo convectiva. Com o decreto em vigor, o município agora aguarda o reconhecimento federal para acessar recursos que permitirão ações emergenciais e a recuperação de áreas atingidas.
São Luís do Quitunde é o primeiro município alagoano a adotar a medida devido às chuvas que castigam o território alagoano. De acordo com o boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, divulgado no fim da manhã desta quarta-feira (21), a cidade possui agora 160 pessoas afetadas diretamente pelas chuvas.
São Luís do Quitunde tem o maior número de desabrigados no Estado (pessoas que estão alojadas em abrigos), totalizando 144, e 16 desalojados (abrigadas temporariamente em casas de família). Na terça-feira (20), o número de pessoas afetadas pelas chuvas na cidade era 44 entre desalojados e desabrigados.
São Luís do Quitunde é o município que enfrenta mais problemas por causa das chuvas que assolam Alagoas desde o último sábado (17). A cidade se encontra com casas inundadas e a rodovia AL-105 foi invadida pela enchente. A Prefeitura de São Luís do Quitunde suspendeu as aulas até sexta-feira (23). Na manhã desta quarta, uma barreira desabou e uma mulher foi atingida.
O Decreto Municipal nº 017/2025 permite que a prefeitura mobilize todos os órgãos municipais sob coordenação da Defesa Civil, convoque voluntários, promova campanhas de arrecadação, realize desapropriações em áreas de risco e entre em imóveis particulares para prestar socorro, em caso de risco iminente.
Também está autorizada a dispensa de processos licitatórios para aquisição emergencial de bens e serviços considerados essenciais para o enfrentamento da situação.
Veja também
Últimas notícias
Jovem é confundido com membro de facção e é assassinado em Maceió
Jovem trans desaparecida é encontrada morta em área de mata em Coqueiro Seco
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
