São Luís do Quitunde contabiliza quase 2 mil pessoas afetadas pelas chuvas
Três municípios da Região Norte estão em estado de emergência por causa dos estragos

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informou que o município de São Luís do Quitunde contabiliza quase 2 mil pessoas afetadas pelas chuvas, sendo 1.588 desalojados e 386 desabrigados. Em todo o Estado são contabilizadas 3.170 pessoas desabrigadas e desalojadas. O governador em exercício de Alagoas, Ronaldo Lessa, assinou nesta quinta-feira (22), em Maceió, o decreto que reconhece a situação de emergência em seis municípios. O documento é válido por 181 dias.
De acordo com a Defesa Civil, o turístico município de São Miguel dos Milagres conta com 300 desalojados e 100 desabrigados. As cidades em situação de emergência são: São Luís do Quitunde, São Miguel dos Milagre, Rio Largo, Marechal Deodoro e Coqueiro Seco. Esses municípios têm registrado grandes impactos, como alagamentos, desabrigados e prejuízos na infraestrutura.
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Kátia Born, a assistência aos municípios afetados será dada por ordem de prioridade. “Todas as pessoas desabrigadas terão o apoio do Estado. É ordem de prioridade, vamos começar por São Luís do Quitunde, que é o mais afetado, teve até pista fechada [por causa da chuva]”, ressaltou.
Apesar da tendência de diminuição das chuvas em relação aos últimos dias, o solo permanece bastante encharcado em diversas áreas, mantendo o risco de elevação no nível de pequenos córregos e riachos, além de alagamentos em locais com falhas no sistema de drenagem urbana.
Com a decretação da situação de emergência, as prefeituras têm um prazo de até 10 dias para protocolar a documentação necessária junto ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), permitindo que sejam liberados recursos estaduais e federais para ações emergenciais e de reconstrução.
Veja também
Últimas notícias

Prefeita de São Luís do Quitunde entrega cestas básicas às famílias vítimas da chuva

Projeto que garante mais segurança para veículos de aplicativo e táxis de Alfredo Gaspar avança na Câmara dos Deputados

Secretaria de Cultura divulga resultado final do edital do São João em Penedo

Encontro de Mulheres do Agro em Alagoas é realizado em Penedo

Prefeitura entrega mais de 11 mil fardamentos e livros para estudantes da Rede Municipal de Palmeira
![[Vídeo] Caminhão do Domingão Cimed premia cliente da RM Farma, em Pão de Açúcar](https://img.7segundos.com.br/0lQoo62He56fumjZxXAGsMnqXKw=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-05-23-at-161331.jpeg)
[Vídeo] Caminhão do Domingão Cimed premia cliente da RM Farma, em Pão de Açúcar
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
