Unidade de Conservação APA Costa dos Corais é ampliada pelo Governo Federal
Criada em 1997, unidade reúne recifes de coral e manguezais que garantem a conservação da biodiversidade e de suas comunidades locais
A Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais foi ampliada pelo Governo Federal. O decreto que expande a unidade de conservação foi assinado nesta quinta-feira (5) pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin. A APA fica localizada no litoral dos estados de Alagoas e Pernambuco.
Os municípios abrangidos pela APA ampliada são Maceió, Paripueira, Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Porto Calvo, Japaratinga e Maragogi, em Alagoas, e São José da Coroa Grande, Barreiros e Tamandaré, no estado de Pernambuco, o que inclui as águas jurisdicionais.
Com a ampliação, a APA Costa dos Corais ganha mais 89.442 hectares. Com isso, área que já era considerada uma das maiores zonas de proteção marinha do país passa a ter 495.084 hectares de área total. A APA foi criada em 1997 e a unidade reúne recifes de coral e manguezais que garantem a conservação da biodiversidade e de suas comunidades locais.
De acordo com o Governo Federal, a ampliação garantirá a conservação dos recifes de coral e de arenito que existem na região, além de proteção à fauna e à flora locais - especialmente ao peixe-boi marinho.
A extensão da APA também tem por objetivo proteger os manguezais que se estendem pelas embocaduras de rios e ordenar a pesca e o turismo. Estima-se que a restrição da pesca em grande escala na unidade ampliada beneficiará cerca de 40 comunidades pesqueiras da região, fortalecendo atividade econômica local e os modos de vida tradicionais.
A área ampliada será incorporada ao Plano de Manejo da Unidade de Conservação, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Entre as atribuições listadas no decreto está a promoção de programas de educação ambiental, turismo ecológico e incentivo à extensão rural voltada à pesca artesanal e ao saneamento básico nos municípios da UC.
Além disso, o decreto incentiva o reconhecimento de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), regulamentadas pelo Decreto nº 5.746, de 5 de abril de 2006, junto aos proprietários cujas áreas se encontrem próximas à APA.
O decreto também restringe a implantação de atividades salineiras e industriais potencialmente poluidoras, bem como a pesca com embarcações de médio porte (acima de 20 arqueações brutas) e intervenções em ambiente de praia sem a autorização do ICMBio.
Veja também
Últimas notícias
Polícia encontra ferimentos no irmão de menina chutada pelo pai no PR
Bolos gigantes: Cozinha de confeiteira famosa é destruída após explosão de botijão de gás
Justiça mantém post de Erika Hilton contra prefeita que vetou trans em banheiros
Leonardo Dias critica governo Lula após explosão do número de pessoas em situação de rua
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Prefeito assina ordem de serviço para obras de infraestrutura entre povoados em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
