Governo de Alagoas autoriza quatro empresas a fazer estudos sobre a gestão do Aeroporto de Maragogi
Uma empresa pública federal e três consórcios manifestaram interesse no procedimento do Estado que deve terminar ainda este ano

O Governo de Alagoas publicou, na última sexta-feira (27), em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado (DOE), a lista das empresas autorizadas a apresentar projetos, levantamentos, investigações e estudos de viabilidade da aviação comercial e executiva do Aeroporto Costa dos Corais, na cidade de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas.
O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) teve início em maio deste ano e deve ser concluído até dezembro.
Ao todo, uma empresa privada e três consórcios manifestaram interesse na execução dos estudos sobre o terminal: Infra S.A.; Consórcio Grupo de Consultores em Aeroportos; Consórcio Modera - Queiroz Maluf Reis - Mais Ambiental; e Consórcio Infra dos Corais.

Com a publicação, as empresas têm agora 90 dias para realizar e apresentar os estudos dentro dos parâmetros estabelecidos no edital publicado no processo do PMI N° 01/2025 do Governo de Alagoas.
Segundo o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, o PMI viabiliza uma parceria estratégica com o setor privado sem custos para Alagoas. "Este instrumento nos permite atrair a eficiência da iniciativa privada para a elaboração dos estudos de viabilidade. Caso um desses estudos seja o escolhido, seus custos serão cobertos pela empresa que, ao final, assumir a possível concessão do aeroporto. Todo este processo ocorre sob supervisão de equipes do Governo de Alagoas, sem que haja gastos extras", esclareceu o secretário
Para a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), Alice Beltrão, o Aeroporto Costa dos Corais é uma obra estruturante que vai transformar o Litoral Norte de Alagoas, impulsionando o turismo, a logística e a geração de empregos. “Com um terminal moderno, capaz de receber aeronaves de grande porte, e um potencial de movimentação de cargas, o aeroporto será um vetor importante de desenvolvimento para todo o estado, proporcionando a geração de emprego e renda para os alagoanos”, disse a secretária.
“O Procedimento de Manifestação de Interesse é um passo essencial nesse processo, pois permite a atração de propostas qualificadas e inovadoras para a futura gestão do equipamento, com mais eficiência e sem custos para os cofres públicos. É mais um exemplo do nosso compromisso com um desenvolvimento sustentável, planejado e conectado com as necessidades do presente e as oportunidades do futuro", completou Alice Beltrão.

A estimativa do governo é de que todo o procedimento seja concluído ainda em dezembro deste ano, com a análise do Estado sobre quais modelos de gestão serão adotados de acordo com o resultado dos estudos apresentados. No site www.segov.al.gov.br/pmi, estão disponíveis os documentos de todas as etapas do PMI do Aeroporto Costa dos Corais para consulta.
O aeroporto
Com previsão para ser concluído em 2026, o Aeroporto Costa dos Corais está sendo construído com recursos obtidos pelo Governo de Alagoas a partir da operação de crédito junto ao Banco do Brasil, e contará com um terminal de passageiros, heliponto, portões para embarque e desembarque, quatro balcões de check-in, aparelho de raio-X para verificação de bagagens, edifício administrativo, além de amplo estacionamento para carros de passeio, ônibus e vans.
A pista de pouso e decolagem deverá atender aeronaves de grande porte como os modelos A320 ou B 737-800, usadas para voos de longa duração – nacionais e internacionais –, além de um pátio para estacionamento de até duas aeronaves.
Veja também
Últimas notícias

Prefeita de Palmeira determina investimentos na UPA Dra. Helenilda Veloso Pimentel

Empresa realiza entrevista virtual para aprovados em processo seletivo em Palmeira dos Índios

Mesmo com alto volume de chuvas em Penedo durante o mês de junho, cidade suporta bem o inverno

Prefeitura de Palmeira renova convênio com Crea-AL e sedia Encontro Microrregional de Engenharia

Reunião de alinhamento reforça planejamento estratégico e controle interno na Prefeitura de Penedo

Município de Coruripe recebe equipe do Hemoal para coleta nesta quinta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
