Mais um pinguim encalha morto no litoral de Alagoas
Animal foi achado na Praia de Ponta de Mangue
Mais um pinguim-de-magalhães encalhou morto em Alagoas. Desta vez o caso ocorreu novamente no município de Maragogi, agora na Praia de Ponta de Mangue. O fato foi registrado na tarde desta segunda-feira (11). De acordo com o Instituto Biota de Conservação, essa é a quinta ave marinha achada em território alagoano nos últimos dias.
O animal foi encontrado morto nesta segunda na Praia de Ponta de Mangue e chamou a atenção de banhistas em Maragogi. Na quinta-feira (7) da semana passada, outro caso foi registrado na cidade turística, só que na Praia de Xaréu ‘Praia da Bruna’.
O Instituto Biota de Conservação foi acionado para a ocorrência e vai adotar as medidas legais sobre o caso. A causa da morte do animal ainda é desconhecida, mas será investigada. Ao avistá-los, a população deve entrar em contato por meio do número de contato: (82) 99115.2944.
Pinguins em Alagoas
No dia 26 de julho de 2025 um pinguim-de-magalhães foi encontrado vivo encalhado na Praia do Gunga, no município de Roteiro, no Litoral Sul. O animal recebeu os cuidados do Biota e foi transferido na quarta-feira (6) para um aquário localizado em João Pessoa-PB, onde no local existe a estrutura adequada para fazer a reabilitação da ave marinha. Na mesma praia, segundo o Biota, outro pinguim foi achado morto.
No dia 31 de julho desse ano, um pinguim-de-magalhães foi achado morto na areia da Praia de Riacho Doce, no Litoral Norte de Maceió. O corpo do animal foi encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do Instituto Biota, onde vai passar por exame de necropsia.
O aparecimento em Alagoas
O biólogo Carlos Fernando, da Unidade de Vigilância em Zoonoses, explicou que o aparecimento é incomum, mas não inédito. “Durante o inverno, os pinguins-de-magalhães, especialmente os mais jovens e inexperientes, deixam suas áreas de reprodução na Patagônia e acabam seguindo as correntes marinhas em busca de cardumes de peixes, lulas e outros pequenos organismos. Alguns se perdem do bando e encalham em locais distantes, como Alagoas”, explicou.
Veja também
Últimas notícias
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
