Câmara de Japaratinga convoca para hoje posse de vereadores e eleição da Mesa Diretora
Novos parlamentares substituem candidatos do MDB e eleição para presidente foi anulada

A Câmara de Japaratinga convocou para esta quinta-feira (14) a posse dos quatro novos vereadores que assumirão os cargos na cidade do Litoral Norte de Alagoas. A Casa Legislativa também convocou para hoje uma sessão extraordinária para a eleição da nova Mesa Diretora para a continuação do biênio 2025-2026. Os novos parlamentares foram diplomados pela Justiça Eleitoral nesta quarta-feira (13), no Fórum Domingos Fernandes Calabar, na cidade de Porto Calvo.
O Poder Legislativo emitiu nesta quarta-feira (13) o ofício circular convocando os parlamentares japaratinguenses para a sessão solene de posse nesta quinta, a partir das 16h, na sede da Câmara Municipal, no bairro Centro. Serão empossados: Roosevelt Kenned Franco Rodrigues ‘Ferrugem do Bertinho’ (Republicanos), Everaldo Solano de Vasconcelos Neto ‘Neto do Aderson’ (Republicanos), Fábio Benedito da Silva ‘Fábio Cassaco’ (PSB) e Heberthyson José Peres dos Santos ‘Betinho Peres’ (PSB).
Na programação, após uma hora e 30 minutos da posse dos quatro novos parlamentares, os vereadores irão eleger a nova Mesa Diretora, já que os vereadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) que tiveram os diplomas cassados faziam parte da Mesa Diretora. A Justiça anulou a votação que ocorreu no dia 27 de julho de 2025, que tinha eleito Jardson Francisco de Almeida ‘Irmão Jady’ (Republicanos-AL) como presidente.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) julgou a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) ajuizada por por Poliano de Moura Pinheiro ‘Pôly’ (PSDB) e decidiu anular, por unanimidade, todos os 3.067 votos do MDB para o cargo de vereador na cidade do Litoral Norte de Alagoas. Com a decisão, perderão os mandatos: Severino Luiz dos Santos Neto 'Irmão Silvinho', Josélia Buarque Belo 'Coca da Saúde', Rayabe Correia Tavares e Meykson Thiago Trindade Santos 'Mequinho da Cícera'. Além disso, a candidata Carla Lins se tornou inelegível.
A Aije
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi ajuizada por Poliano de Moura Pinheiro ‘Pôly’ (PSDB), que foi candidato a uma vaga na Câmara de Japaratinga nas eleições de 2024. Apesar da ação, Pôly ficou de fora da nova formação da Casa Legislativa.
Na Aije, Poliano Pinheiro argumentou que a candidata Carla Cristina Lins de Oliveira (MDB) não teria realizado atos de campanha, limitando-se a uma postagem nas redes sociais às vésperas da eleição, o que, aliado à votação inexpressiva de apenas três votos e aos poucos gastos declarados, evidenciaria o intuito de apenas preencher formalmente a cota mínima de candidaturas femininas prevista na legislação eleitoral, ensejando fraude à cota de gênero em razão da suposta candidatura fictícia.
Veja também
Últimas notícias

1º Campeonato Alagoano de Kung Fu e Boxe Chinês será realizado no Clube do Servidor

Após morte de gestante e bebê, hospital de Arapiraca diz que opera acima da capacidade

Centro Cultural Ivan Barros: mais uma parada cultural no FIPI

Zanin marca para 2 setembro início de julgamento de Bolsonaro e mais sete por tentativa de golpe

Coveiros de Viçosa são investigados por venda de terrenos em cemitérios públicos
Rafael Brito aprova projeto que cria parcelamento especial para o setor de eventos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
