Porto Calvo terá Campus da Uneal com aulas previstas para o segundo semestre de 2026
Divulgação da expansão para o Litoral Norte foi feita durante agenda oficial no município de São José da Tapera
O governo Paulo Dantas deu mais um passo histórico para a interiorização do ensino superior público e gratuito no estado. O município de Porto Calvo, no Litoral Norte, vai receber um Campus da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
O anúncio foi feito pelo governador Paulo Dantas durante agenda de entregas no município de São José da Tapera, na tarde dessa quinta-feira (18). O planejamento prevê a realização do vestibular já no meio do ano, com o início das aulas marcado para o segundo semestre de 2026.
A iniciativa atende à uma demanda histórica da Região Norte, que até então não possui unidade da universidade pública estadual em funcionamento.
De acordo com Paulo Dantas, as tratativas junto à administração superior da instituição já foram consolidadas para garantir a viabilidade do projeto. "Nós já resolvemos com o reitor em exercício, o professor Anderson, com toda a equipe e com o conselho universitário. Vamos levar o vestibular agora no meio do ano, ou seja, nós já teremos alunos fazendo curso superior pela nossa universidade estadual em Porto Calvo iniciando no meio de 2026, o que era um sonho histórico. Não tinha ensino público gratuito superior na região norte", destacou o governador Paulo Dantas.
A implantação do novo campus faz parte do plano de metas do Governo do Estado para descentralizar o acesso à educação e criar novos polos de desenvolvimento socioeconômico fora da capital e do Agreste.
A escolha estratégica de Porto Calvo como sede deve beneficiar diretamente estudantes de diversos municípios vizinhos da região, reduzindo a necessidade de longos deslocamentos rodoviários diários para Arapiraca ou Maceió.
Além da expansão da Uneal para o litoral norte, o governador falou da futura oferta do curso de Medicina em Delmiro Gouveia, pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e a parceria contínua com os Institutos Federais (Ifal).
Últimas notícias
Sinturb alerta para possível aumento na tarifa de ônibus com fim da escala 6x1
Resgate das tradições, Vila de São João de Jaraguá é aberta nesta segunda (22)
Justiça arquiva inquérito contra Carlinhos Maia sobre caso do 'brisadeiro'
Gabi Gonçalves reforça presença no Sertão de Alagoas durante final de semana
Corpo de jovem é achado em estado de decomposição em Messias
Bloco da Ufal é interditado após estudante ser atingido por estrutura de concreto
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
