Mesários podem solicitar isenção da taxa de inscrição em concursos estaduais
O benefício é garantido pela Lei Estadual nº 8.542/2021
Eleitoras e eleitores que atuam como mesários nas eleições em Alagoas podem ter direito à isenção da taxa de inscrição em concursos públicos promovidos pelo governo do Estado. O benefício é garantido pela Lei Estadual nº 8.542/2021 e contempla as pessoas convocadas e nomeadas pela Justiça Eleitoral para prestar serviços durante o processo eleitoral.
Para obter a isenção, é necessário ter trabalhado em, pelo menos, duas eleições, consecutivas ou não. A regra também considera cada turno como uma eleição. Além dos mesários, o benefício alcança presidentes de mesa, secretários, membros de juntas eleitorais, coordenadores de locais de votação e outras pessoas designadas pela Justiça Eleitoral para atuar na preparação e realização do pleito.
A comprovação é feita através da declaração expedida pela Justiça Eleitoral, documento que informa a função exercida e a data da eleição. A cópia autenticada deve ser apresentada no momento da inscrição no concurso público.
Depois de cumprir o requisito de participação em duas eleições, o direito à isenção permanece válido por quatro anos. O benefício é aplicado aos concursos públicos realizados pela administração pública direta e indireta, autarquias, fundações públicas e demais entidades mantidas pelo Poder Público Estadual de Alagoas.
Além de contribuir para a realização das eleições, o trabalho dos mesários e mesárias fortalece a democracia e pode trazer vantagens para quem presta esse serviço voluntário. Entre os benefícios oferecidos pela Justiça Eleitoral também estão dias de folga no trabalho, critério de desempate em concursos públicos, quando previsto em edital, e, para os universitários, até 80 horas extracurriculares.
Veja também
Últimas notícias
Arapiraca inicia campanha para atualizar vacinação de crianças e adolescentes
Negócio da Grota incentiva empreendedoras das periferias de Maceió
MPAL aciona Estado para garantir climatização em quatro escolas em Maceió
Gaspar é anunciado como vice após ser lançado ao Senado por Flávio Bolsonaro
Shawn Mendes faz primeiro post para Bruna Marquezine e se declara
Motociclista morre após colisisão com ônibus em rodovia de Ibateguara
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
