Defesa de Daniel Vorcaro usa crise no STF e pede revogação de prisão
Defesa considera julgamento sobre Moraes fato novo e diz que indefinição no Supremo não pode prolongar prisão B
A defesa de Daniel Vorcaro pediu ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, nesta sexta-feira (18), a revogação da prisão preventiva do ex-banqueiro ou a substituição da medida por cautelares menos severas.
Na petição, os advogados afirmam que a paralisação dos procedimentos relacionados ao Banco Master, provocada pelo impasse sobre a relatoria dos casos na Corte, não pode resultar na manutenção indefinida da prisão.
Como argumento adicional, a defesa cita o julgamento iniciado nesta semana no plenário do Supremo que envolve a apuração de uma suposta relação entre o ministro Alexandre de Moraes e Vorcaro. A sessão de terça-feira (15) foi suspensa depois que o ministro Flávio Dino pediu vista.
Para os advogados, o episódio é um fato relevante para a análise da prisão. Segundo a defesa, enquanto o STF não define quem deve conduzir os procedimentos relacionados à Operação Compliance Zero, os atos investigatórios estão paralisados. Isso, na avaliação dos advogados, não poderia impedir a análise de um pedido relacionado à liberdade de Vorcaro.
“A defesa tem plena consciência de que a suspensão determinada alcança o conjunto dos procedimentos. Ocorre que a paralisação dos feitos não pode paralisar a garantia da liberdade”, disseram os advogados.
“Se nenhum ato investigatório pode ser praticado enquanto perdurar a suspensão, com maior razão a prisão de quem é investigado não pode permanecer sem o controle periódico que a lei exige, sob pena de o único efeito prático do impasse ser a prorrogação indefinida do cárcere”, acrescentou a defesa.
Veja também
Últimas notícias
Câmeras registram momento em que homem é baleado dentro de casa em Arapiraca
Homem de 58 anos fica ferido após colisão entre carro e motocicleta em Branquinha
Saúde de Maceió disponibiliza prótese mamária externa para mulheres mastectomizadas
Maceió amplia acesso ao Implanon pelo SUS e já beneficia mais de sete mil mulheres
Prefeitura de Maceió inicia vacinação antirrábica no sábado (7); veja locais
Prefeitura de Palmeira ajusta despesas diante da redução de repasses federais
Vídeos e noticias mais lidas
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
