Curso superior de Horticultura do Ifal Maragogi obtém nota máxima do MEC
Graduação recebeu nota 5 do Ministério da Educação e foi classificado como excelente
O Curso Superior de Tecnologia em Horticultura do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no Campus Maragogi, obteve nota 5 na avaliação realizada pelo Ministério da Educação, resultado divulgado pelo governo federal nesta terça-feira (27). Essa deliberação significa que a graduação oferece uma formação excelente aos seus graduandos.
O MEC levou em conta 58 indicadores para conceder nota máxima ao curso, como a infraestrutura do Campus, corpo docente e organização didático-pedagógica adotada pela graduação. Para o coordenador do curso de Horticultura, Marcelo Cavalcante, o MEC ratificou o trabalho sério e importante que o Ifal Maragogi desenvolve em Alagoas e Pernambuco.
“Recebemos, na terça, o resultado do relatório da comissão, que indicou o conceito máximo (5) e, com certeza, foi uma alegria generalizada para todos que atuam no curso”, comemorou Marcelo. Ele destacou que, a partir de agora, aumenta a responsabilidade em manter o padrão de qualidade e ainda melhorá-lo a fim de atender a população das regiões do Litoral Norte de Alagoas e Sul de Pernambuco.
Marcelo frisou que o fato de o curso funcionar numa região afastada da capital de Alagoas contribuiu para Horticultura obter o conceito máximo do MEC. Segundo ele, a inserção de alunos em projetos de ensino, de pesquisa, de extensão e o funcionamento de laboratórios e da biblioteca ajudaram nessa conquista.
Mestranda em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, Adrielly Cabral é egressa da turma que se formou em Horticultura, no começo de 2026. “Ver nosso curso no topo traz um sentimento indescritível de orgulho. Saber que a nossa instituição, onde construímos nossa base acadêmica e profissional atingiu esse patamar, só reafirma que valeu a pena cada passo neste caminho”, ressaltou. Ela parabenizou os servidores da instituição e os colegas de turma por cooperarem com o êxito de Horticultura.
A diretora-geral do Campus Maragogi, Sandra Patriota Ferraz, salientou que a instituição ter um curso “cinco estrelas” é motivo de extrema felicidade para a comunidade interna da instituição e fortalece o papel do Instituto Federal em promover uma educação gratuita em diálogo com os arranjos produtivos locais.
“Além de tudo isso, incluo que o Curso Superior de Tecnologia em Horticultura é fruto da ação dos institutos federais em verticalizar a educação, já que ofertamos o curso técnico de Agroecologia integrado ao Ensino Médio no nosso Campus”, pontuou Sandra Ferraz. Para ela, o Ifal Maragogi ter uma graduação nota máxima é ainda uma forma de trazer o ensino superior para perto dos estudantes, evitando que eles se desloquem da região até Maceió ou Recife em busca de formação superior.
O Ministério da Educação classifica cursos, em todo o país, numa escala que vai de 1 a 5. As graduações que recebem notas 1 e 2 são consideradas como insatisfatórias, aquelas que ganham 3 são identificadas como regulares. Já as formações que obtêm 4 como resultado, estão acima da média. O nível de excelência é atingido quando uma graduação alcança nota 5.
Veja também
Últimas notícias
Conselho aprova política de educação em tempo integral em Porto Calvo
Avião cargueiro de origem soviética faz parada técnica em aeroporto de Alagoas
Dois suspeitos de homicídios seguem foragidos após operação em Alagoas
Adolescente condenada por encomendar morte do ex-patrão é apreendida em Arapiraca
Prefeitura antecipa salários de aposentados e pensionistas do PalmeiraPrev
Leonardo Dias critica Lula após cancelamento de R$ 21,9 milhões para medicamentos
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
