Diário do Sertão
Oposição se fortalece e prefeito perde forças em Poço das Trincheiras

Uma cidade com dois prefeitos. Pelo menos um de fato e, outro em campanha.
A população de Poço das Trincheiras, no Sertão de Alagoas, tem convivido com uma disputa política que não dá sinais de encerrar até 2028.
Convivendo com ataques diários e depois de perder o vice-prefeito e o filho dele, o reeleito presidente da Câmara Municipal, ambos agora explicitamente na oposição, o prefeito Valmiro Costa (MDB) tem assistido de 'braços cruzados' o domínio do município pela oposição.
Mesmo sendo reeleito na eleição passada, quando teve 3.961 votos, Valmiro centralizou sua administração no inédito projeto de criação de Tilapias, que tem retirado os pequenos agricultores do pobre município da estrema pobreza.
Mas, enquanto o foco é a agricultura, a educação padece sem professores de diversas matérias, escolas fechadas, o analfabetismo liderando, a saúde, comandada pela esposa do prefeito, não tem conseguido atender a grande parte da população que quando precisa de um médico, já não existe mais fichas e o comércio da cidade padece de novas empresas, aumentando a legião de pocenses desempregados.
Se deixando comandar pelos filhos e a esposa, Valmiro já sabe que dificilmente irá fazer um sucessor.
Para isto, o atual líder da oposição, o empresário Marcelo Melo (PDT), tem mostrado força e conquistado os revoltados com a administração.
Na última semana, Marcelo viajou para Brasília onde lá esteve com o deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB), de quem ouviu o anuncio da construção de uma adutora que vai levar água do Canal do Sertão aos Povoados Candunda e Várzea de Dona Joana, localizados nos municípios de Senador Rui Palmeira e Poço.
O anúncio da obra, bem embaixo do nariz de Valmiro, entrará em fase de licitação nas próximas semanas e será executada pelo Consórcio Intermunicipal do Sertão de Alagoas (Conisa).
Mas a cereja do bolo de Valmiro existe. Se a família do prefeito não atrapalhar - e são remotas as possibilidades - Valmiro deverá convidar um filho da terra para ser seu sucessor. O jovem dentista Caio Rodrigues (PP), o segundo mais votado para prefeito na eleição passada, quando obteve 2.552 votos, filho do ex-prefeito Gildo Rodrigues, poderá impor que Poço seja elevado a 'quintal' de Santana do Ipanema'.
Mas para Poço gritar e lutar por sua independência o 'dever de casa' de Valmiro terá que ser iniciado agora ou...
Arquivos
Últimas notícias

Carro invade ciclovia da Pajuçara e condutor é detido com latas de cerveja no veículo

Justiça manda indenizar pescadores por causa dos prejuízos durante dragagem do Porto de Maceió

TJ/AL mantém decisão que permite ao MP acesso ao sistema de informações sobre segurança pública da Polícia Civil

Inmet emite alerta de chuvas para 13 municípios da Região Norte de Alagoas

Marina Silva abandona sessão após senador afirmar que a ministra não merecia respeito
