Chegada da imagem da padroeira é marco na fundação da centenária Arapiraca

Cavalgada, que chega a 22ª edição, relembra momento histórico da cidade

Por Patrícia Bastos/ 7Segundos |

Mais do que símbolo da fé religiosa, Nossa Senhora do Bom Conselho, celebrada neste dia 02 de fevereiro, é também um importante marco histórico da centenária Arapiraca. A Cavalgada da Padroeira, que em 2025 chega a sua 22ª edição contando com a participação de mais de 200 cavaleiros e amazonas, alude à travessia de Manoel André com a imagem religiosa trazida de Bom Conselho (PE).

Prevista para chegar às 16h, no Largo Dom Fernando Gomes, a Cavalgada da Padroeira precede o ponto alto dos festejos, que é a procissão de Nossa Senhora do Bom Conselho, que percorre as principais ruas do centro da cidade.

A imagem de Maria coroada e segurando o Menino Jesus na verdade representa Nossa Senhora da Guia e só é conhecida como Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca e na cidade pernambucana, ligada pela história de fé do fundador de Arapiraca.

Conforme relatos do livro "Arapiraca através do tempo", do historiador Zezito Guedes, Manoel André foi até à cidade de Bom Conselho (PE) à cavalo, buscar uma imagem de Nossa Senhora da Guia para ser padroeira da comunidade, na época conhecida sítio Lagoa de Arapiraca, em 1864, à pedido de sua esposa, Maria Valente.

Segundo o estudioso, no trajeto de volta, a imagem sagrada foi colocada em um andor em Palmeira dos Índios e trazido para Arapiraca acompanhada por uma banda de pífanos. Ao chegar na cidade, a imagem foi recebida aos gritos de "Viva Nossa Senhora do Bom Conselho", popularizando o título entre os católicos das duas cidades.

Inicialmente, os festejos da padroeira coincidiam com o dia de Nossa Senhora da Guia, 5 de agosto, mas no início do século 20, a igreja decidiu antecipar a festa para o dia 2 de fevereiro, possivelmente para que os festejos, que antes acontecia no período chuvoso, passasse a acontecer durante o verão.

Anos depois, Manoel André construiu a Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho, no mesmo lugar onde sua esposa foi sepultada, na praça Manoel André. Foi ao redor da capela que a cidade e o comércio se desenvolveu.

Com o passar dos anos, a igreja foi reconstruída duas vezes. A primeira em 1910, quando Padre Macedo decidiu construir uma igreja maior no lugar da antiga, que não comportava o número de fiéis durante as missas. Mas, em 5 de agosto de 1944, a estrutura foi ao chão após uma forte chuva. Em seguida, sob o comando do Padre Epitácio Rodrigues, foi construída a concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, no largo Dom Fernando Gomes, um marco arquitetônico e religioso da cidade.

Cavalgada da Padroeira refaz trajeto de Manoel André

  • Desde 2003, a Associação dos Criadorees de Cavalos de Sela de Arapiraca (Acesa) promove anualmente a Cavalgada da Padroeira, que refaz o trajeto de Manoel André feito à cavalo com a imagem sacra 161 anos atrás.

    A peregrinação se tornou tradição religiosa e é considerado patrimônio cultural imaterial de Alagoas, por meio de lei de autoria do deputado Ricardo Nezinho.

    O percurso, de pouco mais de 80 quilômetros, começa em Bom Conselho (PE), passando por Rainha Isabel (PE) até chegar em Alagoas, no município de Palmeira dos Índios. O trajeto passa ainda por Igaci e chega a Arapiraca passando pela Vila São José.

  • Em 2025, a cavalgada chegou à sua 22ª edição, contando com a participação oficial de mais de 200 cavaleiros e amazonas, sem contar àqueles que se juntam ao comboio no caminho. Os cavaleiros e amazonas saíram de Bom Conselho no dia 31, após missa celebrada em um convento religioso.

    A Acesa, que organiza a peregrinação, exige dos participantes atestados de saúde e de vacinação em dias dos animais, além de definir uma programação com vários "bate-sela", intervalos para que os animais descansem, sejam alimentados e recebam os cuidados de tratadores.