Secretários de Guedes pedem demissão após furo no teto, queda da bolsa e alta do dólar
Bolsonaro vem tomando decisões eleitoreiras para conseguir melhorar sua aprovação, de olho nas eleições 2022, prejudicando a economia

O secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, e o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, a secretária especial-adjunta do Tesouro e Orçamento, Gildenora Dantas, e o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, Rafael Araujo pediram demissão nesta quinta-feira (21).
O Ministério da Economia e Paulo Guedes perdem estes quatro por “razões pessoais”, que, segundo a pasta, disseram agradecer pela “oportunidade de terem contribuído para avanços institucionais importantes e para o processo de consolidação fiscal do país”.
Suas demissões, no entanto, acontecem durante um turbilhão de crise econômica após o governo Jair Bolsonaro confirmar uma manobra para driblar o teto de gastos e viabilizar um auxílio social de R$ 400 até o final de 2022, ano em que Bolsonaro tentará a reeleição.
Com a confirmação do drible no teto, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, tombou 2,75% e fechou a 107.735 pontos, menor patamar em quase um ano. O dólar comercial subiu 1,92%, a R$ 5,668, maior valor em seis meses.
Como se não fosse o bastante, Bolsonaro anunciou pouco depois, também sem a chancela do ministério, que o governo fará um programa de ajuda financeira para 750 mil caminhoneiros, para amenizar a alta no preço do diesel diesel.
O presidente não explicou de onde virá o dinheiro, mas vem tomando decisões eleitoreiras para conseguir melhorar sua aprovação, de olho nas eleições 2022. Para isso, tenta impedir uma greve de caminhoneiros, marcada para 1º de novembro, e substituir o Bolsa Família, programa bandeira do seu rival, o ex-presidente Lula.
Últimas notícias

Homem é flagrado com pinos de cocaína em bar de Porto Calvo

Na Ilha do Ferro, FPI do Rio São Francisco constata melhoria na qualidade da água para consumo humano

Influenciador Hytalo Santos e marido são transferidos para a Paraíba

Alagoas registra mais de três mil empregos com carteira assinada em julho

Proprietários de clínica de reabilitação são indiciados por maus-tratos e estupro de vulnerável

Faustão recebe alta do hospital após transplantes: 'Bem clinicamente', diz boletim
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
