Secretários de Guedes pedem demissão após furo no teto, queda da bolsa e alta do dólar
Bolsonaro vem tomando decisões eleitoreiras para conseguir melhorar sua aprovação, de olho nas eleições 2022, prejudicando a economia
O secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, e o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, a secretária especial-adjunta do Tesouro e Orçamento, Gildenora Dantas, e o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, Rafael Araujo pediram demissão nesta quinta-feira (21).
O Ministério da Economia e Paulo Guedes perdem estes quatro por “razões pessoais”, que, segundo a pasta, disseram agradecer pela “oportunidade de terem contribuído para avanços institucionais importantes e para o processo de consolidação fiscal do país”.
Suas demissões, no entanto, acontecem durante um turbilhão de crise econômica após o governo Jair Bolsonaro confirmar uma manobra para driblar o teto de gastos e viabilizar um auxílio social de R$ 400 até o final de 2022, ano em que Bolsonaro tentará a reeleição.
Com a confirmação do drible no teto, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, tombou 2,75% e fechou a 107.735 pontos, menor patamar em quase um ano. O dólar comercial subiu 1,92%, a R$ 5,668, maior valor em seis meses.
Como se não fosse o bastante, Bolsonaro anunciou pouco depois, também sem a chancela do ministério, que o governo fará um programa de ajuda financeira para 750 mil caminhoneiros, para amenizar a alta no preço do diesel diesel.
O presidente não explicou de onde virá o dinheiro, mas vem tomando decisões eleitoreiras para conseguir melhorar sua aprovação, de olho nas eleições 2022. Para isso, tenta impedir uma greve de caminhoneiros, marcada para 1º de novembro, e substituir o Bolsa Família, programa bandeira do seu rival, o ex-presidente Lula.
Últimas notícias
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Homem assalta adolescente, é perseguido por moradores e escapa de linchamento em Arapiraca
Pai relata detalhes sobre morte do filho em Coruripe; companheira é a principal suspeita
Pesquisa aponta aprovação de 77% à gestão da prefeita Márcia Cavalcante em São Luís do Quitunde
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
