Eleições

João Doria vence prévias e é escolhido como candidato do PSDB à Presidência

Governador de São Paulo supera Eduardo Leite e Arthur Virgílio Neto após disputa marcada por falhas no aplicativo de votação do partido

Por CNN Brasil 28/11/2021 07h07
João Doria vence prévias e é escolhido como candidato do PSDB à Presidência
Arthur Virgílio, João Doria, Eduardo Leite e Bruno Araújo, nas prévias à Presidência da República do PSDB que foram retomadas neste sábado (26) - Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo

O governador de São Paulo, João Doria, venceu as prévias e foi escolhido, neste sábado (27), como candidato do PSDB para concorrer à Presidência da República nas eleições de 2022.

Doria conseguiu 53,99% de aproximadamente 30 mil votos, superando Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, com 44,66% e Arthur Virgílio, ex-prefeito de Manaus, com 1,35% após intensa e tumultuada disputa interna.

A votação, que foi aberta novamente neste sábado por meio de um novo aplicativo, acontece após um provável ataque hacker contra o aplicativo usado pelo partido no último domingo (21), quando as prévias foram suspensas depois de uma interrupção do sistema.

Foram registradas ao menos 30 milhões de tentativas externas de acesso à aplicação das prévias, segundo o levantamento divulgado pela legenda. Todos os ataques teriam sido realizados fora do Brasil, fazendo com que fosse bloqueado o registro de votos dos filiados no exterior.

Falhas essas minimizadas por Bruno Araújo, presidente do PSDB. “Só corre risco quem inova, só corre risco quem assume pioneirismos. O PSDB assumiu o pioneirismo de ser o primeiro partido do Brasil a estabelecer de forma interna uma democracia que antes de chegar no pleito da eleição não são mais quatro diante da eleição que definem o candidato, são milhares que definem em um processo de discussão democrática.”