Com venda proibida, cigarro eletrônico é sensação entre os jovens e acende alerta
Dispositivos podem provocar consequências tão nocivas quanto o cigarro comum, incluindo doenças pulmonares e cardiovasculares e câncer
Nas ruas, portas de escola, bares, tabacarias e festas, eles deixam uma fumaça branca e densa, com cheiro que nada lembra os cigarros comuns. No boca a boca, recebem diversos nomes: vape e pod são os mais comuns.
Com venda proibida no Brasil, especialistas alertam para complicações cardiovasculares e pulmonares dos cigarros eletrônicos. Consumidos por jovens, podem ser porta de entrada para o tabagismo e colocar em xeque avanços no combate à dependência química da nicotina.
Os dispositivos têm tecnologia simples. Uma bateria permite esquentar o líquido que, em geral, é uma mistura de água, aromatizante alimentar, nicotina, propilenoglicol e glicerina vegetal.
Eles aquecem a nicotina em vez da combustão dos cigarros comuns. Na fumaça do tradicional, há alcatrão, que contém produtos químicos potencialmente cancerígenos, e monóxido de carbono, que aumenta a chance de enfarte e dificulta o transporte de oxigênio das células.
O aerossol do dispositivo pode conter substâncias nocivas, alertam os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Destacam, também, difícil saber quais substâncias o produto contém. Por vezes, no lugar da nicotina, o aparelho é usado para vaporizar outras drogas, como maconha. Alguns, ditos livres de nicotina, apresentaram a substância em análises.
Últimas notícias
Arqueólogos encontram mais de 20 esqueletos embaixo da Torre de Londres
Boi a caminho de frigorífico pula de picape, corre pelas ruas de cidade do Paraná e causa estragos
Vilnius recebe título de Capital do Natal da Europa em 2025
Sylvie Grateau, de Emily em Paris, é ícone de sexo e relacionamentos
Virginia e Zé Felipe viralizam com declarações de amor em sequência
Homem é detido e amarrado por vigilante ao tentar furtar bateria em obra de ciclovia em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
