Proposta que permite cobrança em universidade pública é apresentada na Câmara
A Comissão de Constituição da Câmara colocou em pauta a votação da PEC, que gerou repercussão entre políticos e nas redes sociais
A Comissão de Constituição da Câmara (CCJ) colocou em pauta a votação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que autoriza a cobrança de mensalidade em universidades públicas. A proposta 206/2009 foi apresentada pelo deputado General Peternelli e está sob relatoria de Kim Kataguiri (União Brasil-SP).
De acordo com o texto, a cobrança ocorreria para estudantes que podem pagar, e manteria a gratuidade para quem consiga provar que faz parte da população carente. No entanto, a proposta não define uma renda de corte, que vedaria a gratuidade de ensino.
A PEC prevê que regras internas das universidades, com diretrizes do Ministério da Educação, definiria os parâmetros para determinar cobrança ou gratuidade. Logo no começo da sessão da CCJ, na tarde desta terça-feira (24), os debates dos parlamentares focaram no tema.
"Essa proposta, me parece que foi tirada das catacumbas. Se tenta atacar o direito de acesso à universidade pública. Espero que a Câmara se volte para discutir medidas para enfrentar o desemprego", afirmou o deputado Orlando Silva (PCdoB-RJ), na comissão.
Kim Kataguiri afirmou que defende o projeto do General Peternelli. "Sim, sou a favor de que os ricos paguem mensalidade de Universidades Públicas (mantendo a gratuidade para os pobres). Ou você acha justo que os pobres, que não estão na faculdade e que são os que mais pagam impostos no Brasil, continuem pagando a faculdade dos mais ricos?", declarou o parlamentar.
Na última atualização da discussão da PEC na CCJ, houve a aprovação da realização de uma audiência pública sobre o tema antes dela ser incluída na pauta. O requerimento da audiência foi apresentado pela deputada Maria do Rosário (PT-RS).
Os debates em torno do caso ganharam as redes sociais, gerando opiniões controversas. O tema ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter ao longo da tarde.
Últimas notícias
Alexandre Ayres amplia políticas de cuidado, inclusão e proteção social em 2025
Porteiro é detido suspeito de importunação sexual em condomínio da Ponta Verde
Motociclista fica ferido após ser jogado em canteiro por motorista na AL-220
Barco naufraga no Rio São Francisco e quatro pessoas são resgatadas com vida em Penedo
Município de Maceió pede que Justiça Estadual decline competência em ação sobre Flexais e Braskem
Do forró ao cinema: Arapiraca amplia ações culturais, fortalece artistas locais e inova em 2025
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
