Primeiro ambulatório LGBTQIA+ do estado é inaugurado em Palmeira dos Índios
Espaço oferece cuidado integral às necessidades das minorias e atividades de educação em saúde
Além de oferecer um serviço de saúde de qualidade e alcançar usuários dos quatro cantos da cidade, Palmeira dos Índios agora é referência em respeito e equidade na Saúde Pública. Na manhã desta terça-feira (2), o município inaugurou o primeiro ambulatório LGBTQIA+ da região, que funcionará na Unidade Básica de Saúde (UBS) Denilma Bulhões, em Palmeira de Fora.
A coordenadora do ambulatório Daniele Almeida falou da parceria entre a população, o conselho, a UFAL e a gestão. Agradeceu pelo olhar acolhedor da gestão, mesmo diante de uma sociedade homofóbica, e destacou o papel significativo para os usuários e as famílias. Lembrou que o município abraça a causa, pois a saúde é um direito agora formalizado.
O espaço abrange atividades de educação em saúde e educação permanente, além do cuidado integral direcionado para as necessidades do grupo. O objetivo é ampliar o acesso da população LGBTQUIA+ aos diferentes pontos de atenção à saúde e da rede intersetorial, garantindo o respeito às pessoas e o acolhimento com qualidade, alcançando suas demandas.
Participaram da inauguração a comunidade local, profissionais da Saúde, secretários municipais, vereadores e o gestor municipal. O secretário de Saúde Jânio Marques falou do ambulatório como concretização de um sonho. “Hoje é um dia que fica marcado na história de Palmeira. Este governo não veio para viver de sonhos, mas para transformá-los em realidade. Esta sala irá transformar a vida das pessoas. Desde que entrei, o prefeito disse: “Faça Saúde, seja para quem for”. E não vamos parar por aqui. Hoje, somos o espelho para o estado de Alagoas”, afirmou o secretário.
O ambulatório é fruto de um projeto de extensão desenvolvido entre a Secretaria Municipal de Saúde e o polo de Palmeira dos Índios da Universidade Federal de Alagoas. O serviço poderá ser acessado via encaminhamento ou por demandau espontânea, sendo do tipo porta aberta. A iniciativa servirá também como forma de mapeamento da população LGBTQIA+ e de suas necessidades em saúde.
O prefeito Júlio Cezar falou da criação da sala e da aplicação das políticas públicas, rompendo a desigualdade. “Estou feliz por começar o dia com uma agenda tão importante. E sei que estou entregando em boas mãos. Ainda temos uma sociedade muito desigual e quando falamos em levar políticas públicas é que vimos as necessidades. Aqui é um ambulatório que irá funcionar a partir de hoje e oferecerá serviços e uma equipe pronta. Ser o primeiro é importante porque nunca seremos esquecidos. Peço perdão por tantas perseguições e preconceitos que vocês foram submetidos. Levem à comunidade o nosso abraço e digam que a gestão respeita vocês. Contem com a gente. Cuidem dessas salas, dos remédios, pois eles são de vocês”, disse o prefeito.
Últimas notícias
[Vídeo] Saúde metabólica e hábitos de vida podem reduzir risco de Alzheimer
Prefeitura de Palmeira dos Índios amplia transparência com novo portal
Polícia Civil identifica jangadeiro denunciado por importunação sexual em Maceió
Justiça proíbe Rico Melquíades de praticar assédio eleitoral contra empregados
Casal passar a emitir conta de água em novo formato em Alagoas
Prefeitura de Arapiraca anuncia novo local para curso de formação da Guarda Civil
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
