Você sabe o que é sarampo? Doença foi reintroduzida no país e levanta alertas à população
Apesar dos avanços no controle e prevenção, o sarampo ainda é um desafio para a saúde pública

O sarampo, infecção altamente contagiosa, havia sido erradicada no país em 2016. Mas devido ao grande fluxo de migrações, o vírus voltou a circular no país em 2018, registrando mais de 30 mil casos da doença até o final de 2022.
Apesar dos avanços no controle e prevenção, o sarampo ainda é um desafio para a saúde pública. As baixas coberturas vacinais preocupam gestores e as estratégias são diversas para conscientizar à população da importância de manter a caderneta vacinal em dia.
O vírus do sarampo é transmitido de pessoa para pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. A transmissão pode ocorrer entre 6 dias antes e 4 dias após o aparecimento de manchas vermelhas ou rosas pelo corpo.
Os principais sintomas são manchas vermelhas (exantemas) no corpo e febre alta (acima de 38,5°), acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: Tosse seca, olhos irritados, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. A persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade.
Algumas complicações que o sarampo pode causar são pneumonia, perda auditiva, cegueira, encefalite e morte. A vacina ainda é a melhor forma efetiva de evitar a progressão dos sintomas.
O diagnóstico é feito por meio clínico e laboratorial, sendo este considerado padrão ouro, pois é feita a sorologia e coleta biológica. Não há tratamento para o sarampo. A hidratação e o suporte nutricional ainda são os mais recomendados.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios orienta a população a procurar o serviço de saúde de referência do bairro para possíveis casos da doença, para que seja aplicado o protocolo de investigação e bloqueio vacinal.
Últimas notícias

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió e solicita concurso público para a Polícia Penal

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB

Júri popular de pai acusado de matar filho de 4 anos acontece nesta quinta-feira em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
